Faculdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5573 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Marcadores Cardíacos
O que são?
Marcadores cardíacos são substâncias liberadas no sangue quando há lesão cardíaca. A medida desses marcadores é usada para diagnosticar, avaliar e monitorar pacientes com suspeita de síndrome coronariana aguda. Seus sintomas incluem dor ou sensação de pressão no tórax, náuseas e/ou falta de ar. Estão associados a infarto do miocárdio e angina, mas podem serobservados com problemas não cardíacos. Aumento de um ou mais marcadores cardíacos pode identificar pacientes com síndrome coronariana aguda, permitindo diagnóstico e tratamento rápidos.
A síndrome coronariana aguda é causada por uma diminuição súbita da quantidade de sangue (e oxigênio) que chega ao coração. Essa diminuição, chamada isquemia, é resultado de estreitamento ou bloqueio das artériascoronárias. Uma redução do suprimento de sangue para o coração pode causar angina (dor torácica). Quando o fluxo de sangue é bloqueado, pode haver morte de células musculares cardíacas, desencadeando um infarto do miocárdio e substituição das células musculares cardíacas mortas por tecido cicatricial.
Os exames de marcadores cardíacos são pedidos para detectar e avaliar a gravidade da síndromecoronariana aguda o mais cedo possível, para que comece o tratamento adequado. É importante distinguir infarto do miocárdio de angina ou outro problema, porque o tratamento e as necessidades de monitoração são diferentes. No infarto, a intervenção clínica imediata é crucial para minimizar a lesão cardíaca e complicações futuras. Os marcadores cardíacos devem estar disponíveis para o médico 24 horas pordia, sete dias por semana, com resultados rápidos. Alguns dos exames podem ser feitos no setor de cirurgia ou à beira do leito do paciente. Em geral, são feitas medidas seriadas de um ou mais marcadores, para garantir que uma elevação dos níveis não deixe de ser percebida e para avaliar a gravidade do infarto.
Apenas uns poucos marcadores são usados de rotina pelos médicos. O marcador de escolhano momento para lesão cardíaca é a troponina. Outros são menos específicos para lesão cardíaca e podem aumentar com lesão de músculos esqueléticos, doenças hepáticas e doenças renais. Existem muitos outros marcadores cardíacos sendo investigados, mas suas utilidades clínicas ainda não estão estabelecidas.
Nota: Os marcadores cardíacos não são os mesmos exames usados para triagem de risco dedoença cardíaca na população em geral. Esses podem ser vistos em Avaliação de risco cardíaco.
Exames laboratoriais
Marcadores cardíacos usados no momento no diagnóstico, avaliação e monitoração de pacientes com suspeita de síndrome coronariana aguda:

Creatina quinase (CK) e CK-MB :
Por que fazer este exame? Para determinar se uma pessoa teve um infarto do miocárdio ou se houve lesão de outrosmúsculos do corpo.
Quando fazer este exame? Quando há sinais e sintomas de infarto do miocárdio (por exemplo, dor torácica); se houver dor ou fraqueza muscular.
Amostra: Uma amostra de sangue obtida de uma veia do braço.

É necessária alguma preparação? Nenhuma.

O que está sendo pesquisado? A creatina quinase (CK) é uma enzima encontrada no coração, no cérebro, nos músculos esqueléticos e emoutros tecidos. Enzimas são proteínas que aceleram as funções normais das células. Nas células musculares esqueléticas e cardíacas, a maior parte da energia é usada para a contração muscular.
Há três formas diferentes de creatina quinase no corpo, chamadas isoenzimas:
* CK-MM (encontrada nos músculos esqueléticos e no coração).
* CK-MB (encontrada principalmente no coração).
* CK-BB(encontrada principalmente no cérebro).
A pequena quantidade de CK observada no sangue provêm principalmente dos músculos. A CK do cérebro quase nunca passa para o sangue.

Como a amostra é obtida para o exame? Uma amostra de sangue obtida de uma veia do braço.

Como o exame é usado? Os níveis sanguíneos de creatina quinase (CK) se elevam quando há lesão de músculos esqueléticos ou do...
tracking img