Faculdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 76 (18857 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LÓGICA

Página1

A LÓGICA
“É lógico que eu vou!”, “É lógico que ela disse isso!”. Quando dizemos frases como essas, a expressão “é lógico que” indica, para nós e para a pessoa com quem estamos falando, que se trata de ” alguma coisa evidente. A expressão aparece como se fosse a conclusão de um raciocínio implícito, compartilhado pelos interlocutores do discurso. Ao dizer “É lógico que euvou!”, estou supondo que quem me ouve sabe, sem que isso seja dito explicitamente, que também estou afirmando: “Você me conhece, sabe o que penso, gosto ou quero, sabe o que vai acontecer no lugar x e na hora y e, portanto, não há dúvida de que irei até lá”. As palavras lógica e lógico são usadas por nós para significar: 1. ou uma inferência: visto que conheço x, disso posso concluir , y comoconseqüência; 2. ou a exigência de coerência: visto que x é assim, então é preciso que y seja assim; 3. ou a exigência de que não haja contradição entre o que sabemos de x e a conclusão y a que chegamos; 4. ou a exigência de que, para entender a conclusão y, precisamos saber o suficiente sobre x para conhecer por que se chegou a y. Inferência, coerência, conclusão sem contradições, conclusão a partir deconhecimentos suficientes são nclusão algumas noções implicitamente pressupostas por nós toda vez que afirmamos que algo é lógico ou ilógico. Ao usarmos as palavras lógica e lógico estamos participando de uma tradição de pensamento que se ão origina da Filosofia grega, quando a palavra logos – significando linguagem-discurso e pensamento discurso pensamentoconhecimento – conduziu os filósofos aindagar se o logos obedecia ou não a regras, possuía ou não normas, princípios e critérios para seu uso e funcionamento. A disciplina filosófica que se ocupa com essas a questões chama-se lógica.

1- Na História da Filosofia
Aristóteles – Supera a dialética platônica e cria a analítica( analítica(lógica) que é um instrumento para o conhecer. Uma atividade para trabalhar as contradições esuperá-las. A lógica aristotélica (ou lógica clássica). las.
A Grécia clássica aparece historicamente como o berço da filosofia. Por volta do século VI a.C., os primeiros filósofos pré iros pré-socráticos redigem em prosa um discurso que se opõe à atitude mítica predominante nos poemas de Homero e Hesíodo. O novo modo de pensar é decomposto na sua estrutura por Aristóteles (séc. IV a.C.) na obraAnalíticos. Como o próprio nome diz, tratase de uma análise do pensamento nas suas partes integrantes. Essa e outras obras sobre o assunto foram denominadas mais tarde, em conjunto, Órganon, que significa "instrumento" (de fato, instrumento para se proceder corretamente no pensar). O próprio Aristóteles não usou a palavra lógica, que róprio só apareceu mais tarde. Embora alguns filósofos anteriores aAristóteles, tais como os pré-socráticos Parmênides, os sofistas, Sócrates e Platão, tenham socráticos estabelecido algumas leis do pensamento, nenhum o fez com tal amplitude e rigor.

Página2

Por essa razão a lógica aristotélica permaneceu através dos séculos até os nossos dias. Segundo Aristóteles, a lógica se subdivide em: - lógica formal (ou menor), que estabelece a forma correta das operaçõesdo pensamento. Se as regras forem aplicadas adequadamente, o raciocínio é considerado válido ou correto.

- lógica material (ou maior), parte da lógica que trata da aplicação das operações
do pensamento segundo a matéria ou natureza dos objetos a conhecer. Enquanto a pensamento lógica formal se preocupa com a estrutura do pensamento, a lógica material investiga a adequação do raciocínio àrealidade. É também chamada metodologia, e como tal procura o método próprio de cada ciência. Uma das próprio mais duradouras contribuições da lógica aristotélica está no estabelecimento dos primeiros princípios, percebidos por intuição, e que são anteriores a qualquer raciocínio, servindo de base a todos os argumentos. cípios, Esses princípios, que se relacionam entre si, também dependem da...
tracking img