Faculdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (517 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O capitalismo e o socialismo são dois sistemas sócios econômicos bem diferentes. Capitalismo é um sistema bem antigo, que tinha como objetivo a produção, acumulação de riquezas através do comércio.Os mais ricos compravam a mão-de-obra dos mais pobres, e assim dessa forma aqueles com maior poder de capital se enriqueciam, gerando assim a desigualdade social. No socialismo a proposta era bemdiferente. Os pensadores humanistas tinham em mente, criar um sistema sócio-econômico bem forte, onde acabariam com as desigualdades sociais. Com teorias bem diferentes, esses dois sistemas econômicosacabaram dividindo o mundo em dois, os países capitalistas, e os socialistas.

O capitalismo e o socialismo são dois tipos diferentes de sistema político-econômico, sendo que antes da queda da UniãoSoviética, havia o mundo bipolar que contava com duas potências mundiais, em que uma, a União Soviética representava a ideologia do socialismo, e a outra, Estado Unidos representava o capitalismo, ambosapoiados por outros países que se identificavam com os sistemas. O capitalismo tem como principal intuito acumular capital a partir do lucro. Já o socialismo tem base voltada para a socialização dosmeios de produção, isto é, o bem comum presente na vida de todos e extinção da sociedade dividida em classes. Assim, com estas definições básicas de cada sistema político-econômico apresentados, vejalogo abaixo algumas diferenças entre o capitalismo e o socialismo:
-O estabelecimento do domínio parcial ou total de todos os meios de produção, independente do seguimento, como comércio, indústrias,fazendas e serviços produzidos por iniciativa particular no sistema capitalista. No sistema socialista, o controle é realizado pelo estado.
-O controle do mercado é realizado pela livre competição econcorrência, enquanto no sistema socialista, há o monopólio por parte do estado.
-Existência de sociedade dividida em classes, a qual é composta por uma elite proprietária dos meios de produção e...
tracking img