Faculdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4013 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitulo 01: Introdução as Redes de Computadores
Uma rede de computadores é, basicamente, formada por dois ou mais computadores ligados entre eles, podendo usar ou não periféricos para desempenho, extensão e etc. A função dessa conexão entre os micros durante toda a história das redes de computadores deve-se à necessidade de compartilhamento de recursos, ou seja, internet, impressão, arquivos eetc.

1. Conceito de Redes de Computadores.
Redes de Computadores são estruturas físicas e lógicas que permitem dois ou mais computadores interagirem. Um computador sozinho teria acesso apenas a seu disco rígido, já em uma rede de computadores podemos compartilhar diversos serviços.
Um computador em uma rede de computadores pode ter acesso a informações que cheguem a ele e informaçõespresentes em outros micros, facilitando a troca de serviços e dados. Podemos citar vários benefícios que as redes trouxeram para as empresas, um deles é o compartilhamento ou mobilidade, que consistem em “dividir” tudo aquilo existente, acessado, executado, entre outros, dentro de um dos computadores; vejamos uma empresa com diversos funcionários e um desses funcionários depende de um documentousado em outro setor, imagine o trabalho que este funcionário teria ao se deslocar até outro setor e copiar o documento e quando o atualiza-se, o levar de volta para o criador. Outro beneficio trazido pelas redes de computadores é o gerenciamento, onde podemos gerenciar todos os programas usados em um micro especifico, todos os sites abertos, gerenciar pastas de arquivos para que usuários que usem osmesmos arquivos possam acessar sem terem que se deslocar de seu setor entre outras coisas. A rede de computadores também permitiu com que funcionários de empresas se comunicassem sem deslocamento, ou seja, através de correio eletrônico, os funcionários se comunicam, trocando informações em tempo real sem delay na entrega de e-mails e mensagens.

2. Classificação das Redes de Computadores.Neste tópico iremos abordar a classificação das redes de computadores quanto a Tecnologia de Transmissão e Escala.
Tratando-se de Tecnologia de Transmissão, temos dois tipos a serem abordadas, em primeiro o Broadcasting e posteriormente o Peer-to-Peer. Broadcasting é a transmissão de dados onde todos conectados a rede receberam a informação passada simultaneamente.
Broadcasts são usados emsituações como vários sistemas estão interessados na mesma informação, neste caso é mais econômico enviar um único broadcast do que enviar datagramas individuais para cada host interessado na informação.
Peer-to-Peer são redes que se diferenciam do “modo padrão” cliente/servidor. Iremos citar como exemplo o programa de P2P, o Napster. Primeiramente cada computador deveria ter o Napster instalado noseu computador. Uma vez acionado o programa verifica a conexão com a Internet. Se existir a conexão com a Internet o computador se conecta com o servidor central do Napster. Essa conexão é feita através do software de troca de arquivos do Napster.  O servidor central concentra o diretório de todos os computadores clientes conectado a ele, armazenando informações de determinada maneira. Se umusuário deseja certo arquivo, ele faz um requerimento ao servidor central do Napster ao qual ele está conectado. O servidor verifica em seu diretório se existe um arquivo que corresponda ao requerimento feito pelo usuário. O servidor então envia ao usuário todos os arquivos encontrados.
Computadores de um determinado grupo, ou computadores domésticos, são configurados para compartilhar recursos comoarquivos e impressoras, embora um computador possa atuar como servidor de arquivos ou de impressora a qualquer momento, todos os computadores da rede geralmente podem realizar essas funções por um curto período, pois serão acionados pelos demais computadores da rede.
Agora iremos abordar redes de computadores segundo a escala. LAN ou Local Area Network são redes privadas contidas em um único...
tracking img