FACULDADE INTEGRADA DA GRANDE FORTALEZA

420 palavras 2 páginas
FACULDADE INTEGRADA DA GRANDE FORTALEZA – FGF
DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA

FICHAMENTO

Aluno (a): GILBERTO FERREIRA DE MELO

1. Referência Bibliográfica: (SOBRENOME, Nome. Título. Local: Editora, data – Acrescentar dados complementares se necessário)

MONTESQUIEU, Charles de Secondat, Baron de. O Espírito das leis. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

2. Idéia (s) central (is) do autor: (Escreva com suas palavras a ideia central do texto):

DO ESPÍRITO DAS LEIS OU DA RELAÇÃO QUE AS LEIS DEVEM TER COM A CONSTITUIÇÃO DE CADA GOVERNO. COM OS COSTUMES, O CLIMA, A RELIGIÃO, O COMÉRCIO, ETC. A QUE O AUTOR ACRESCENTOU PESQUISAS RECENTES SOBRE AS LEIS ROMANAS NO QUE TOCA ÀS SUCESSÕES, SOBRE AS LEIS FRANCESAS E SOBRE AS LEIS FEUDAIS.

3. Palavras do autor sobre a(s) idéias central (is): (Transcreva algumas ideias do autor mantendo a mesma forma que está no texto. Elas devem reforçar a ideia central

– Não esqueça de colocar entre aspas e indicar o número da página.)
- Explicar a obra para a sociedade, justamente defendendo suas idéias frente a "razão" religiosa.
Respondendo as ondas de protestos contra o espírito das leis. Respondendo a acusação de ser irreligioso.
A obra é indefinida, com freqüência vaga, carecendo de método e crítica. No entanto, tal obra modificou o pensamento do mundo ocidental, pois foi o primeiro a abordar as ciências política e jurídica como ciência de observação. Para ele os meios de cada cidade julgam a excelência das leis. Utilizando os fatos como fonte da verdade, demonstra sua época, contrário dos sábios que simplesmente demonstravam ilustrações e abstrações.
Agora para se ler o espírito das leis é necessário um método, nesse livro há como que uma vida de pensador, assim, deve ser lido como foi escrito, deixando-o, voltando a ele,nele permanecendo, abandonando-o para depois retorná-lo, dispersando-o em fragmentos em sua vida intelectual é a instrução

Relacionados

  • TeseM RioRubem
    99277 palavras | 398 páginas