FACULDADE ESAMC UBERL NDIA

1562 palavras 7 páginas
FACULDADE ESAMC UBERLÂNDIA

RENATA CRISTINA LAMAR AHID

RESUMO DO CAPÍTULO 2 - RELATÓRIOS CONTÁBEIS
(MARION, José Carlos. Contabilidade Empresarial. 16. Ed. São Paulo: Atlas, 2012.)

UBERLÂNDIA - MG
2015

2.1 RELATÓRIO CONTÁBIL E SEUS OBJETIVOS
Um relatório contábil tem como objetivo relatar aos usuários da contabilidade os fatos inscritos num certo período. Existem dois tipos de relatórios que são considerados os mais importantes: as demonstrações financeiras e demonstrações contábeis.
Ao fim de cada 12 meses, a diretoria fará elaborar e publicará as demonstrações financeiras baseada na Lei das Sociedades por Ações. Existe também as notas explicativas cujo objetivo é complementar as demonstrações e são dispostas no rodapé destas demonstrações financeiras.
O exercício social tem duração de um ano e não precisa terminar com o ano civil. Quando é relacionado ao Imposto de Renda passa a ser obrigatório coincidir com o ano civil. No caso das sociedades anônimas como suas ações são negociadas na Bolsa de Valores, elas necessitam apresentar Demonstrações Sociais no meio do exercício social.
Deverão estruturar suas demonstrações nos moldes da Lei das Sociedades por Ações as Sociedades por Quotas de Responsabilidade Limitada para atender às exigências do Imposto de Renda.
2.2 RELATÓRIOS CONTÁBEIS OBRIGATÓRIOS VERSUS NÃO OBRIGATÓRIOS (e a necessidade de publicação em dois jornais)
Existem no Brasil dois tipos de sociedades, que são as sociedades limitas e as anônimas que sub dividem-se em:
- Sociedades Anônimas: capital fechado e capital aberto.
- Sociedade Anônima de Capital Fechado: tradicional, muita das vezes restrito a pequenos grupos e sua captação de recursos é nos próprios acionistas, não apelando ao público em geral.
- Sociedade Anônima de Capital Aberto: captação de recursos é realizada por meio dos pregões das bolsas de valores e estão sujeitas à Comissão de Valores Mobiliários.
De acordo com a Lei nº 11.638/07 Sociedades de Grande Porte são as

Relacionados

  • Faculdade ESAMC Uberl Ndia
    1707 palavras | 7 páginas