FACULDADE DE CI NCIAS SOCIAIS E HUMANAS SOBRAL PINTO tcc 1 1 final amanh 1

5933 palavras 24 páginas
1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho descreve de forma sucinta a pratica psicoterápica da abordagem humanista, que acredita no potencial do indivíduo, desde que algumas atitudes facilitadoras sejam proporcionadas, através destas o indivíduo encontra equilíbrio para se desenvolver e crescer, e com condições de tomar suas próprias decisões e na resolução dos seus problemas, escolhendo assim sua própria direção.
Como afirma Rogers (1980), a abordagem humanista centrada na pessoa enfatiza que dentro de qualquer ser vivo existe “uma fluidez interna de movimentos” que é representado na tendência de cada sistema vivo atualizar seu potencial, com a capacidade de crescer e se desenvolver e amadurecer. Essa capacidade é chamada de tendência formativa, conforme Rogers está ativa no individuo a todo o momento como um fluxo “subcutâneo” mais ela pode ser desvirtuada embora nunca seja destruída.
No decorrer do trabalho será abordado também o relacionamento matrimonial de M., onde deixava- se, ser manipulada pelo marido com personalidade psicopata, sendo torturada psicologicamente por ele, não conseguindo tomar suas próprias decisões, permitindo ser guiada pela ilusão da mente vivenciando sofrimento e dor. No inicio do tratamento M se encontrava em total desacordo interno, porém ao longo da terapia ocorreram mudanças, mas estas mudanças aconteceram descontinuamente sendo que foi na décima sessão que a cliente teve uma tomada de consciência, saindo da ilusão da mente, decidindo ser guiada pelo ser superior, conseguindo se desligar da relação matrimonial que lhe causava sofrimento, sendo proativa planejando sua vida, enfim escolhendo sua própria direção.
O relato clinico, deste trabalho teve como objetivo, de levar a cliente ser o que realmente é, ou seja tornar-se pessoa, como afirma abordagem.
A produção do trabalho foi organizada em tópicos e subtópicos sendo o primeiro tópico o marco teórico que explana o conceito da abordagem centrada na pessoa e os aspectos centrais. O

Relacionados