FACULDADE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE 2

328 palavras 2 páginas
Tema: “O contexto histórico mundial atual e sua relação com a educação brasileira” A educação brasileira no século XXI
A educação é influenciada pelos costumes e valores da sociedade em que está inserida. Há certas características que encontramos no contexto atual que influenciam muito nas escolas, na forma de atuação dos educadores, alunos e família.
O dinheiro mal gasto pelo nosso governo poderia ser aplicado em áreas essenciais para a vida, como a saúde e a educação. Como podemos criar e educar filhos se não sobra tempo para isso? Gastamos nosso tempo trabalhando para sobreviver, e a educação dos filhos ficam em segundo plano, então as crianças ficam nas creches ou sozinhas em casa quando maiores.
Isso acaba prejudicando ela, pois para uma formação integral precisa da família acompanhando junto ao educador.
Temos casos que a criança acaba tendo que trabalhar para ajudar em casa e não sobra tempo para a escola, e quando frequenta a aula elas estão cansadas, preocupadas e com fome. Um dos problemas do Brasil é a fome, há alunos que vão à escola só por causa da merenda e também há escolas que não uma merenda digna. Se o aluno esta com fome ou preocupado com a situação da família dele, ele não terá capacidade de aprender, não terá concentração, interesse e aprendizado.
Outro aspecto na educação brasileira é que as crianças perderam o interesse da escola. A família não estimula a criança hoje em dia e a escola também não, pois ela não está atualizada e continua com os mesmos métodos de aula. O aluno não gosta de ir à escola porque na escola só temos regras e um quadro negro, mas é possível mudar isso.
A escola tem que inovar nos métodos e fazer da escola um lugar divertido e prazeroso, onde temos um espaço para aprender com os professores e colegas de classe. E o governo deve investir na educação para formar cidadãos inteligentes e capazes de mudar a sociedade.

Relacionados

  • Revista Patrimonio34
    190760 palavras | 764 páginas
  • Afranio Coutinho A Literatura No Brasil 02
    152319 palavras | 610 páginas
  • Democracia impressa
    77798 palavras | 312 páginas