Faculdade Anhanguera2

262 palavras 2 páginas
Faculdade Anhanguera

Douglas Santos Gois
RA: 8074868691
Professor: Heitor

Direito Empresarial

Perguntas

Guarulhos, 27 de agosto de 2014
1 – O que é direito empresarial?
É um ramo que cuidará da atividade empresarial e de seu executante, o empresário, estabelecendo um corpo de normas disciplinadoras importantes na condução harmônica da atividade com os interesses do coletivo.

2 – Comércio e empresa são expressões sinônimas?
Não completamente, pois uma empresa pode, ou não, estar no meio comercial (vendas); mas de um jeito ou de outro arrecada-se capital, então, sim podem ser sinônimas.

3 – O que é uma empresa?
Uma empresa é uma unidade econômico-social, integrada por elementos humanos, materiais e técnicos, que tem o objetivo de obter utilidades através da sua participação no mercado de bens e serviços. Nesse sentido, faz uso dos fatores produtivos (trabalho, terra e capital).

4 – Diferencie empresa de pessoa jurídica.
Não existe diferença, pois, pessoa jurídica são as empresas, instituições e entidades. A expressão pessoa jurídica serve para designar as empresas, instituições e entidades que também são capazes de assumir direitos e obrigações. Existem dois grupos de pessoas jurídicas: pessoas jurídicas de direito público: ex. os estado federados (são Paulo, Minas, etc.) pessoa jurídica de direito privado: Ex. sociedades, empresas.

5 – o que é um profissional liberal? profissional liberal é aquele que trabalha por conta própria, sendo patrão de si mesmo. Seriam médicos, advogados, engenheiros, etc., que teriam seus consultórios e escritórios próprios, não devendo “satisfação” a ninguém.

6 – Onde é registrado um empresário?
Na junta Comercial da respectiva cidade ou estado em que à empresa se localiza.

Relacionados

  • FACULDADE ANHANGUERA2
    1409 palavras | 6 páginas