Facul

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (932 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Brasil e a Primeira Guerra Mundial – POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA

No período da primeira guerra mundial o Brasil teve que enfrentar uma série de restrições, seja por parte do comérciointernacional quanto por parte da Inglaterra. Ainda que o Brasil fosse muito próximo dos Estados Unidos, tendo em vista a política externa adotada pelo Barão do Rio Branco que impulsionou essa aproximação entreBrasil e Estados Unidos, a Inglaterra ainda se fazia muito presente no país. A dívida externa Brasileira estava quase que totalmente contida nos Bancos Ingleses, sem contar que metade das importaçõesBrasileiras vinha da Inglaterra. Brasil importava produtos têxteis, carvão, equipamentos ferroviários e manufaturados. Sem contar que o Brasil tinha noticiais da Guerra por meio da Inglaterra, umacompanhia inglesa monopolizava as linhas telegráficas e os jornais brasileiros dependiam do serviço de noticias inglês.

A Inglaterra tinha como objetivo impor restrições ao Brasil com a finalidade deeliminar a presença Alemã na América do sul.

← Controle das Notícias para o novo mundo (Inglaterra controlava as noticias que chegavam ao Brasil)

← Controlava a entrada e saída de naviosno país

← Brasil deveria impedir que seus súditos construíssem e equipassem navios destinados a Guerra

← Grande intromissão dos Ingleses nos assuntos internos do Brasil

APrimeira Guerra Mundial irá gerar uma grande busca por armamentos e navios ao redor do mundo.

Exército Brasileiro adquiriu 600 mil fuzis Mauser da Alemanha. Com o início da Guerra, a Inglaterra tentacomprar esses armamentos. Mas não obteve sucesso! Assim tentaram chantagear o governo Brasileiro e exigiram o pagamento que deviam aos ingleses , o objetivo era forçar o governo a vender as armas parasaldar o débito.



A venda dos fuzis para a Inglaterra significaria a quebra da neutralidade por parte do Brasil. Sem contar que o exército Brasileiro necessitava de maior profissionalização, e...
tracking img