Facul

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (585 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Vitaminas lipossolúveis são as vitaminas solúveis em lipídios e não-solúveis em água. Para serem absorvidas é necessária a presença de lipídios, além de bílis e suco pancreático. Após a absorçãono intestino, elas são transportadas através do sistema linfático até aos tecidos onde serão armazenadas.

As vitaminas lipossolúveis são as vitamina A, a vitamina D, a vitamina E e a vitamina K. Asvitaminas A e D são armazenadas principalmente no fígado e a E nos tecidos gordurosos e, em menor escala, nos órgãos reprodutores. O organismo consegue armazenar pouca quantidade de vitamina K.Vitaminas Hidrossolúveis

 Como a designação sugere, são vitaminas solúveis em água. São absorvidas pelo intestino e transportadas pelo sistema circulatório para os tecidos onde são utilizadas. O grau desolubilidade é variável e tem influência no seu trajecto através do organismo. Podem ser armazenadas no organismo em quantidade limitada, e a sua excreção efectua-se através da urina.

As vitaminashidrossoluveis mais importantes para o homem são: B1, B2, B5, B6, B12, C, H, M e PP.

Vitaminas Lipossolúveis

As vitaminas lipossoluveis são solúveis em gorduras. São absorvidas pelo intestinohumano através da acção dos sais biliares segregados pelo fígado, e são transportadas pelo sistema linfático para diferentes partes do corpo. O organismo humano tem capacidade para armazenar maiorquantidade de vitaminas lipossolúveis, do que hidrossolúveis.

As vitaminas lipossoluveis mais importantes para o homem são: A, D, E, K.  As vitaminas A e D são armazenadas sobretudo no fígado, e avitamina E nos tecidos gordos e órgãos reprodutores.  A capacidade de armazenamento de vitamina K é reduzida.

Vitamina A
(Axeroftol – Retinol)
Grupo: vitaminas lipossoluveis.
Fonte: acerola, vegetaisverdes e amarelos (alface, couve, espinafre, salsa, batata-doce, cenoura), gordura, leite, manteiga, queijo, ovo, fígado e outras vísceras, sardinha.
Função: importante para o crescimento e...
tracking img