Facul J Nabuco Fichamento Tudo O Que Solid Se Desmancha

3274 palavras 14 páginas
Faculdade Joaquim Nabuco

Fichamento de citação do livro: TUDO QUE É SÓLIDO DESMANCHA NO AR
A AVENTURA DA MODERNIDADE . MARSHALL BERMAN

São Lourenço da Mata
Maio/2015

BERMAN, Marshall. Tudo que e sólido desmancha no ar : a aventura da modernidade. Capitulo II pp 86-124 .Marx, Modernismo e Modernização. SP: Companhia das letras, 1986.

“Vimos como o Fausto de Goethe, universalmente reconhecido como expressão primária do moderno espírito inquiridor, atinge sua realização — mas também sua trágica derrocada — na transformação da moderna vida material. Veremos em seguida como a verdadeira força e originalidade do “materialismo histórico” de Marx está na luz que lança sobre a moderna vida espiritual.” ( p.86 )

“Este capítulo é uma tentativa de captar e reconstruir a visão da vida moderna como um todo, segundo Marx.” (p. 86) (...) O pensamento atual sobre a modernidade se divide em dois compartimentos distintos, hermeticamente lacrados um em relação ao outro: “modernização” em economia e política, “modernismo” em arte, cultura e sensibilidade.” (p.86)

“Alguns escritores (como Vladimir Nabokov) acusam o marxismo de ser um peso morto que sufoca o espírito modernista; já outros (como Georg Lukács, em sua fase comunista) encaram o ponto de vista de Marx como muito mais razoável, mais sadio e mais “real” que o dos modernistas; mas todos concordam em que estes e aquele são mundos à parte.2” ( p.87 )

“Tudo o que é sólido desmancha no ar”. A ambição cósmica e a grandeza visionária da imagem, sua força altamente concentrada e dramática, seus subtons vagamente apocalípticos, a ambigüidade de seu ponto de vista — o calor que destrói é também energia superabundante, um transbordamento de vida —, todas essas qualidades são em princípio traços característicos da imaginação modernista.” ( p.87 )

“As coisas se desintegram, o centro nada retém”. De fato, essa imagem vem de Marx; não de qualquer esotérico manuscrito

Relacionados