Factoring

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4193 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO
1.1 Justificativa
1.2 Objetivo
1.3 Metodologia
2 FACTORING
2.1 Conceito
2.2 A história dos factorings
2.3 Como funcionam os factorings
2.4 Modalidades
2.5 Amparo legal do factoring no Brasil
2.6 Balizamento legal e operacional do factoring no Brasil
2.6.1 Legal
2.6.2 Operacional
2.6.3 Fiscal
2.7 Vantagens
2.7.1 Vantagens para a micro epequena empresa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1 INTRODUÇÃO

O Factoring é uma atividade empresarial especializada, constituindo-se numa empresa que compra de outras os créditos que possuem como resultado das vendas de seus próprios serviços. É, pois, uma atividade de reposição de capital. Não se trata de um empréstimo e sim uma operação mercantil (compra e venda) mediante um contrato,também não se trata de atividade financeira. Transfere-se juntamente o risco do recebimento dos títulos. Configurando um adiantamento de recursos. Essa definição faz muita diferença no ponto de vista jurídico, comercial e econômico. Essa diferenciação é importante, tanto que a tendência inicial era traduzir factoring como “fatorização” o que enfatizava o aspecto de cessão de créditos; agora, traduz-se“fomento mercantil”. Expressão adequada para o cotidiano comercial.

O Factoring vem adquirindo espaço no Brasil nas últimas duas décadas, sobre a compra e venda do crédito ou ativos financeiros das empresas comerciais ou industriais, com grande expansão para o factoring.

O interesse do trabalho é apresentar sua utilização nos dias de hoje voltado para pequenas e médias empresas. Anecessidade que essas empresas apresentam mercado financeiro, apresentar informações importantes sobre o tema, para fácil entendimento e seu funcionamento desde o início da contratação da empresa de factoring até a liquidação da duplicata.

Também será apresentado embasamentos legais e jurídicos, benefícios e vantagens, dificuldades e possíveis problemas, suas modalidades e o cenário atualdessas empresas na economia dos dias de hoje.

A escolha desse tema se deu através da experiência adquirida na empresa ao qual a autora do presente trabalho é colaboradora, podendo observar a necessidade de muitos clientes a procura de operações de desconto de duplicatas e recorrendo a empresas de Factoring. O que também ajudou na escolha do tema foi o conhecimento de dois grandesclientes que abriram empresas de factoring, visualizando uma janela muito grande de possibilidades de se tornarem grandes empresários nessa área.

Para a realização desse trabalho será realizado pesquisas em internet, bibliotecas e também diretamente nessas empresas de Factoring mencionadas acima.

1.1 Justificativa

Operação de grande utilização por pequenas e médias empresas nos diasde hoje, que vem se desenvolvendo cada vez mais no Brasil nas últimas duas décadas. Serve como opção de antecipação de recebíveis para empresas que principalmente não possuem linhas de crédito nas instituições financeiras. Daí a necessidade desses clientes procurarem uma opção para antecipar seus recebíveis.

Essas empresas necessitam de opções para fazerem com que seus títulos a prazo setransformem em capital de giro para a movimentação da empresa, para o dia a dia.

1.2 Objetivo

Esse trabalho irá mostrar a necessidade e a grande utilização das empresas de Factorgin no mercado. Desde o início da contratação, contratos estabelecidos entre as partes, facilidades e vantagens, dificuldades e problemas, liberação de crédito.

1.3 Metodologia

A pesquisa serádocumental que foi realizado um estudo através de pesquisa bibliográfica efetivada na forma descritiva. Tal pesquisa baseou-se em livros, artigos científicos, revistas especializadas, sites na rede mundial de computador (Internet), teses, dissertações e textos.

Para Beuren (apud Gil, 2004, p. 87), “a pesquisa bibliográfica é desenvolvida mediante material já elaborado, principalmente...
tracking img