Factores do Desenvolvimento da economia de Angola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (445 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Angola é rica em minerais, especialmente diamantes, petróleo e minério de ferro; possui também jazidas de cobre, manganês, fosfatos, sal, mica, chumbo, estanho, ouro, prata e platina.As minas de diamante estão localizadas perto de Dundo, na província da Lunda Norte. Importantes jazidas de petróleo foram descobertas em 1966, ao largo de Cabinda, assegurando ao país aauto-suficiência. Em 1975 foram localizados depósitos de urânio perto da fronteira com a Namíbia

A economia de Angola foi bastante afetada pela guerra civil que durou quase trinta anos, colocando o país entre osmais pobres do planeta.
Todavia, Angola apresenta boas taxas de crescimento apoiadas principalmente pelas suas exportações de petróleo. As jazidas de petróleo estão localizadas em quase toda aextensão da sua costa marítima
Os bens minerais têm uma importância significativa para a sociedade, a tal ponto que as fases de evolução da humanidade são divididas em função dos tipos de mineraisutilizados: idades da pedra, do bronze, do ferro, etc.
Nenhuma civilização pode prescindir do uso dos bens minerais, principalmente quando se pensa em qualidade de vida, uma vez que as necessidades básicasdo ser humano - alimentação, moradia e vestuário - são atendidas essencialmente por estes recursos.
A atividade mineral disponibiliza para a sociedade recursos minerais essenciais ao seudesenvolvimento, sendo a intensidade de aproveitamento dos recursos um indicador social.
Tomando como exemplo o consumo per capita de agregados para a construção civil (areia + brita), este refletea real intensidade estrutural de uma sociedade, pois está associado diretamente às vias de escoamento de produção, obras de arte, como viadutos e pontes, saneamento básico, hospitais, escolas,moradias, edifícios, energia elétrica e toda sorte de elementos intrínsecos ao desenvolvimento econômico e social de um povo.

O crescimento sócio-econômico implica em maior consumo de...
tracking img