Facsimo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3902 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MÁCIA MARQUES, SOLANGE SANTANA ABREU

FASCISMO

Salvador
2012
MÁCIA MARQUES, SOLANGE SANTANA ABREU

FASCISMO

Trabalho apresentado á FACULDADE REGIONAL DA BAHIA, como complementação de nota da II unidade da disciplina RESPONSABILIDADE SOCIAL, do curso de Bacharel em Direito. Sobre orientação da Professora HILDA CARAMANTÍN SORIANO.

Salvador
2012

SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO..................................................................................................4
2 ORIGEM DA PALAVRA FACISMO
3 A ORIGEM DA IDEOLOGIA DO FASCISMO
4 DEFINIÇÃO
5 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E IDEIAS DO FASCISMO
6 IDEIAS FUNDAMENTAIS
7 O FASCISMO SEGUNDO MUSSOLINI
8 PRÁTICA DO FASCISMO
9 LEMAS E PROVÉRBIOS FASCISTAS
10 FASCISMO E NAZISMO
11 FASCISMO E SOCIALISMO
12 FASCISMO NO ÂMBITOINTERNACIONAL
13 CONCLUSÃO
14 REFERÊNCIAS

1 INTRODUÇÃO

2 ORIGEM DA PALAVRA FACISMO

A palavra fascismo vem do italiano "fascio", que significa "feixe". Mussolini a usou pela primeira vez em 1919. A origem do termo é a palavra em latim "fasces", nome de um machado cercado por hastes de madeira, símbolo de unidade e de poder justo na Roma antiga. Há quem diga que os "fasces" incorporam aessência do fascismo: as pessoas são as hastes de madeira, amarradas ao Estado para formar uma unidade poderosa. O Estado é o machado, que tem o poder de criar, de impor e de destruir.

3 DEFINIÇÃO
O fascismo um regime político instaurado por Benito Mussolini em Itália depois do final da Primeira Guerra Mundial e que se caracterizado pela ditadura e totalitarismo, pelo nacionalismo agressivo,militarismo e imperialismo, pelo culto do chefe, pelo anti-comunismo, pelo repressão e pelo corporativismo. Para por em prática os seus princípios, foi instaurado na Itália o regime de partido único, foram ignorados os direitos individuais dos cidadãos, o Parlamento foi transformado num simples orgão consultivo, foi criada a polícia política e a opisição foi sujeita a repressão muitas vezesviolenta.
O fascismo serviu de modelo a diversas outras ditaduras que se implantaram na Europa no período entre as duas Guerras Mundiais, entre as quais a ditadura Salazarista, razão pela qual o fascismo passou a designar qualquer regime ditatorial totalitarista de direita.

4 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E IDEIAS DO FASCISMO

* Totalitarismo: o sistema fascista era antidemocrático e concentravapoderes totais nas mãos do líder de governo. Este líder podia tomar qualquer tipo de decisão ou decretar leis sem consultar políticos ou representantes da sociedade. 

* Nacionalismo: entre os fascistas era a ideologia baseada na ideia de que só o que é do país tem valor. Valorização extrema da cultura do próprio país em detrimento das outras, que são consideradas inferiores.

*Militarismo: altos investimentos na produção de armas e equipamentos de guerra. Fortalecimento das forças armadas como forma de ganhar poder entre as outras nações. Objetivo de expansão territorial através de guerras.

* Culto à força física: Nos países fascistas, desde jovens os jovens eram treinados e preparados fisicamente para uma possível guerra. O objetivo do estado fascista era preparar soldadosfortes e saudáveis.

*  Censura: Hitler e Mussolini usaram este dispositivo para coibir qualquer tipo de crítica aos seus governos. Nenhuma notícia ou ideia, contrária ao sistema, poderia ser veiculadas em jornais, revistas, rádio ou cinema. Aqueles que arriscavam criticar o governo eram presos e até condenados a morte.

* Propaganda: os líderes fascistas usavam os meios de comunicação(rádios, cinema, revistas e jornais) para divulgarem suas ideologias. Os discursos de Hitler eram constantemente transmitidos pelas rádios ao povo alemão. Desfiles militares eram realizados para mostrar o poder bélico do governo.

* Violência contra as minorias: na Alemanha, por exemplo, os nazistas perseguiram, enviaram para campos de concentração e mataram milhões de judeus, ciganos,...
tracking img