Facismo no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1180 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O FASCISMO
->No Brasil esta idéia política da extrema direita apareceu ora sob a máscara de um "trabalhismo controlado por leis de exceção" ora sob a denominação de "Ação Integralista". Na verdade, as diferenças provinham mais exatamente dos interesses dos grupos políticos que o defendiam do que da diferenciação de sua doutrina.
O trabalhismo agitado pelos homens que tomaram o poder nas mãos apartir de 1930 era uma miscelânea de fascismo italiano com uma compreensível dose "de novidades" enxertadas pelos encarregados da interpretação, tradução e ajuste aos costumes e necessidades brasileiras, acrescido de meios "constitucionais" para prorrogar indefinidamente o governo provisório.
O Integralismo tinha um pouco de fascismo italiano, um pouco de nazismo alemão, com um tempero portuguêse brasileiro, visava servir a Deus, ao Papa e levar ao poder uns poucos egocêntricos capazes de transformar o Brasil num vasto campo de concentração. Desde o seu aparecimento em público, em suas paradas prussianas, principalmente na cidade de São Paulo, por mais de uma vez transformada em praça de guerra, os seus objetivos não deixaram margem a dúvidas.
->Suas idéias expressas em milhares depanfletos refletem os seus objetivos e dispensam qualquer comentário.
O fascismo no Brasil se fortaleceu com a criação da Aliança Integralista Brasileira, com a Revolução de 30 e a ascensão ao poder de Getúlio, com tendências fascistas. Também, muito próxima do fascismo ficou a Constituição e a ideologia do Estado Novo, a partir de 1937.
O Brasil, como é sabido, não ficou a margem do movimentofascista. Vários grupos simpatizantes já haviam se organizado em legiões nos anos 20, inspirados em Mussolini, no entanto foi preciso esperar o ano de 1932, quando o escritor e jornalista Plínio Salgado (ex-integrante do Movimento Pau-brasil) fundou a A.I.B. (Ação Integralista Brasileira), em São Paulo, a qual, nos anos trinta, tornou-se "o primeiro partido político brasileiro com implantação nacional"[H.Trindade, pag. 9]

No Brasil, visto suas características miscigenadas, o integralismo assumiu com mais ênfase o anticomunismo e não o racismo ou o anti-semitismo ( 65% dos militantes aderiram ao movimento por serem anticomunistas e somente 5% por sua posição anti-semita [H.Trindade, pag. 161]). Também marcou-o uma inclinação pela religiosidade que não encontramos nem no fascismo italiano emuito menos no neopaganismo nazista. Tanto é que o "Manifesto de Outubro" de 1932, redigido por Plínio Salgado, Chefe Nacional do Integralismo, inicia-se com a frase "Deus dirige os destinos dos povos".

->Fascismo foi um regime totalitário que ocorreu na Itália após a Primeira Guerra Mundial, tal regime censurava os meios de comunicação, exaltava as qualidades da nação ( sentimento nacionalista), e foi marcado pela militarização, ou seja, os militares no poder.
O algo parecido ocorreu no Brasil durante o período determinado Era Vargas, onde o presidente Getulio Vargas dentro de seu regime ditatorial estabeleceu o Estado Novo q tinha como principais características:

* A dissolução dos partidos políticos;
* O fim das eleições nos estados da Federação;
* A nomeação dos governadoresdos estados pelo governo federal;
* O fim da liberdade de imprensa com a censura e o controle dos meio de comunicação;

->O fascismo é uma versão, uma forma desta reação política específica à revolução proletária e à crise dos estados imperialistas que embora tenha surgido primeiramente na Itália, não se trata de um fenômeno isolado e específico. Apesar das suas particularidades e do seu“nacionalismo”, que o fascismo foi obrigado a adaptar de acordo com a situação nacional de cada país que o adotou, suas características sociais, políticas e ideológicas são bastante definidas.

Facismo no Brasil
No Brasil, este fenômeno político apareceu na forma do que foi chamado de integralismo. A partir da década de 20, o País passou por muitas transformações. No campo econômico, foi a fase de...
tracking img