Facima Nivelamento Português

2008 palavras 9 páginas
Português1
I. Não te embales muito na miragem do longe e do depois, a fim de não perderes o que arde invisível no perto e sopra em silêncio no agora.
(Aníbal Machado)
(antítese: longe/perto, depois/agora)
II. Eu possa me dizer do amor (que tive): Que não seja imortal, posto que é chama Mas que seja infinito enquanto dure.
(Vinícius de Moraes)
(paradoxo – "infinito enquanto dure")
III. Devolva o Neruda que você me tomou E nunca leu."
(Chico Buarque)
(metonímia: autor no lugar da obra – Neruda)
Sobre os trechos acima: a) apenas I está correto; b) apenas II e III estão corretos; c) apenas I e III estão corretos; d) apenas II está correto; e) todos estão corretos.
2
COISAS INCRÍVEIS NO CÉU E NA TERRA De uma feita, estava eu sentado sozinho num banco da Praça da Alfândega quando começaram a acontecer coisas incríveis no céu, lá para as bandas da Casa da Correção: havia uns tons de chá, que se foram avinhando e se transformaram nuns roxos de insuportável beleza. Insuportável, porque o sentimento de beleza tem de ser compartilhado. Quando me levantei, depois de findo o espetáculo, havia umas moças conhecidas, paradas à esquina da Rua da Ladeira. — Que crepúsculo fez hoje! – disse-lhes eu, ansioso de comunicação. — Não, não reparamos em nada – respondeu uma delas. – Nós estávamos aqui esperando o Cezimbra. E depois ainda dizem que as mulheres não têm senso de abstração...

(ENEM) – O narrador do texto a) relata, observando de longe, os fatos que ocorrem ao homem sentado no banco. b) é testemunha dos fatos vividos pelas protagonistas, que são objetivamente analisadas. c) é o protagonista, que expressa a intensidade de suas sensações e emoções. d) não faz parte do universo narrado, tratando-se, assim, de um narrador em terceira pessoa. e) revela conhecimento pleno de tudo o que ocorre com as personagens, até mesmo de seus pensamentos.
3
(FEFASP-SP) – Em que alternativa não há aposto? a) Homens, animais e

Relacionados

  • nivelamento portugues conceito bom
    1784 palavras | 8 páginas