Facebooks

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (646 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

Disciplina: Metodologia da Pesquisa

Formadora: Profa. Dra. Núbia Ferreira RibeiroOrientador Acadêmico: Prof. Vinícius Borges Alves

Aluna: Rogerio Marcoliuno dos Santos

Polo São Simão

FICHA RESUMO

1) SOLIS. Dirce Eleonora N. Introdução ao Estudo do método científico àLuz de Diferentes Posições Epistemológicas. In: HÜHNE. Leda Miranda. Metodologia Científica: cadernos de textos e técnica. Rio de Janeiro: Agir, 2000. pp. 171-186.

2) MARX. K.  O Capital: criticada economia política. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Os Economistas). Prefácio da Segunda Edição. pp.15-21. 


Lauda do texto-SOlIS. Dirce Eleonora N. Sobre a produção do conhecimento. In HUHNE. LedaMiranda. Metodologia científica: cadernos de textos e técnica. Rio de Janeiro: Agir, 2000. Pp.41-44.

“Na linguagem, na religião, na arte e na ciência, o homem nãopode fazer mais do que construir seu próprio universo – um universo simbólico que lhe permite entender e interpretar, articular e organizar, sintetizar e universalizar sua experiência humana”(Cassirer, 2005, p.359)


A produção do conhecimento se dá a partir do momento em que há interação social, idealizando as condições sociais de produção de conhecimento. A influência de diversosfatores é de grande acuidade na investigação do objeto o conhecimento. Seu enfoque abarca as relações sociais envolvidas na produção do conhecimento.

É sabido que, o homem quanto qualquer servivo, necessita amoldar-se para garantir sua sobrevivência. Partindo destas premissas sejam elas nas relações sociais simples/empíricas, ou nas complexas, partindo desta relação é que se dá a produçãodo conhecimento.

Para tanto é necessário possuirmos um conjunto de conceitos estruturados, tendo por finalidade a totalidade do real. Para Solis, o ato de conhecer não é uma interação...
tracking img