Facebook

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1047 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO:

O objetivo deste trabalho é realizar um levantamento do histórico detalhado sobre a criação e desenvolvimento da empresa Facebook e através de correlações com a matéria Tecnologia da Informação e a teoria das 5 forças de Porter estabelecer um vínculo entre elas criando um análise sobre concorrência e vantagens comparativas.
De acordo com os dados e informações levantados daempresa Facebook sobre concorrência interna e externa, novos entrantes no mercado, clientes, fornecedores entre outros será possível estabelecer quais estratégias são usadas e quais poderiam ser utilizadas pelo grupo para gerar vantagens competitivas.
Outro fator relevante para esta análise são os métodos em termos de software e ferramentas tecnológicas são utilizados pela organização que a permiteatender e se destacar no mercado de redes sociais atendendo seus clientes de forma personalizada e satisfatória criando um diferencial dos demais serviços oferecidos no mercado.




















1 História do Facebook
O Facebook foi criado em 2004 por Mark Zuckerberg e por seus amigos de quarto da Universidade de Harvard (brasileiro) Eduardo Saverin, Dustin Moskovitz eChris Hughes. Inicialmente com o nome The Facebook ele foi fundado apenas para atingir membros da universidade, a página criada para estudantes se comunicarem, interagirem de forma diferente, ou seja, postar sobre festas, fazer novas amizades, bate-papo, etc.

Em 2006 com o imenso sucesso o facebook tinha se tornado o website mais visto pelas universidades e quase todos os estudantes de mais de 25mil universidades tinham seu perfil na página, foi aberto para empresas, e pessoas de uma forma geral tendo como único pré-requisito ser maior de13 anos. Neste mesmo ano o facebook recebeu $ 200.000 de investimento e comprou o domínio facebook.com, em setembro declarou ter recebido e recusado uma proposta de $ 750 milhões pela compra, pois estimou seu preço em $ 2 bilhões.

O website é gratuitopara os usuários e gera receita proveniente de publicidade, incluindo banners, destaques patrocinados no feed de notícias desde então o facebook vem crescendo sem grandes barreiras com altos investimentos de toda parte do mundo.

Em 09 de Abril de 2012 Mark Zuckerberg anuncia em seu perfil a aquisição do aplicativo Instagram pelo valor de aproximadamente 1 bilhão de dolares. Após lançar ações nabolsa, estima-se que o Facebook atingirá o valor de U$ 100.000.000.000,00 (100 bilhões de dólares) ainda no primeiro semestre de 2012.. Na estreia da sua oferta pública de ações, em 17 de maio de 2012, o Facebook levantou 16 bilhões de dólares, e tornou-se a terceira maior captação da história dos EUA (apenas à frente da AT & T Wireless e atrás da General Motors e Visa). No total, a empresaregistrou 421,2 milhões em ações vendidas, e devido a grande procura, aumentou o valor de uma ação de 34 dólares para 38 dólares. A empresa será listada na bolsa da Nasdaq sob a sigla FB. A oferta de ações da rede social tornou-se a maior oferta de uma empresa de tecnologia, sendo também a 10ª maior dos últimos 25 anos.



2 AS 5 FORÇAS DE POTER

Michael E. Poter é considerado um dos maioresconhecedores de estratégias competitivas e além de professor de gestão empresarial na Havard Business School também é acessor de chefes de estados e Chief executive Officer (mais conhecidos como CEOs) de diversas empresas ao redor do mundo.
Na década de 1990 desenvolveu um modelo de análise competitiva de mercado nomeado as 5 forças de Poter. Neste modelo o autor aponta as principais 5 forças quepermitem um destaque competitivo no mercado seja ele de qual segmento for.
Neste modelo é possível identificar ferramentas já utilizadas pelas empresas assim como estabelecer novas estratégias para gerar vantagens competitivas dentro do segmento escolhido para a análise.

As cinco forças são:

-Rivalidade entre os concorrentes.
-Ameaça de novos entrantes
-Ameaça de produtos e/ou serviços...
tracking img