Face norte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
e
http://www.redenoticia.com.br/noticia/2011/posicao-do-sol-influencia-a-decisao-de-compra-do-imovel/33150

Posição do sol influencia a decisão de compra do imóvel

13/01/2011 2 Comentários

Preço, bairro, tipo, tamanho e preço são alguns aspectos que o consumidor leva em consideração na hora de comprar um imóvel. Mas há outros fatores que o cliente também avalia no processo de decisão. Aposição do imóvel em relação ao sol e o modo como recebe os raios solares, por exemplo, influenciam questões pessoais, de conforto e saúde, assim como contribuem para a sua valorização. Portanto, essas informações ganham importância como argumento de venda, espaço em anúncios e nas plantas dos empreendimentos – se for o caso.
Norte ou Sul? De acordo com o diretor de Comercialização e Marketing doSecovi-SP (Sindicato da Habitação) e da Rede Secovi de Imóveis, Luiz Fernando Gambi, a face Norte permite melhor incidência de raios solares nos ambientes e diferença de valor de planta com essas vantagens pode chegar a 10%.
O interesse por empreendimentos localizados na frente Norte é maior no Hemisfério Sul, abaixo da linha do Equador, em zonas pouco tropicais. “Quanto mais para o Sul, maior ointeresse por este ângulo”, explica. A preferência se concentra em imóveis com maior ação da luz do sol nos dormitórios e na sala de estar no período da manhã.
“Para quem prioriza a entrada de raios solares, antes de comprar é importante verificar a planta do imóvel”, aconselha Gambi. Janelas voltadas para o lado Norte permitem a manutenção do calor e iluminação do imóvel será melhor. Além deconforto e economia de gastos com luz, esse ângulo proporciona uma série de benefícios, pois garante sol na casa durante todo o dia.
Imóveis voltados para a face Sul podem ser frios, escuros e apresentar os problemas que a falta de luz e calor pode ocasionar, como mofo, umidade e dificuldade no desenvolvimento de plantas. Sem contar os transtornos para aqueles que sofrem de problemas respiratórios.Mas nem sempre pagar mais caro pela face Norte significa um bom negócio. Às vezes, o imóvel voltado para a face Sul pode ser a melhor opção. Segundo Luiz Fernando Gambi, não adianta investir mais em um empreendimento que oferece o lado Norte, se existe um enorme prédio à frente, bloqueando a entrada dos raios solares. “Há casos em que as pessoas espalham cortinas e tapetes isolantes pela casa eimpedem que o calor do sol seja absorvido. Em situações em que o apartamento está em um andar baixo e em uma vila cheia de edifícios, a probabilidade que o sol entre também é pequena.”
Fique por dentro
• Em empreendimentos isolados, com iluminação de todos os ângulos, decida por aquele em que os cômodos de maior permanência da casa estejam a favor do sol.
•Se a ideia é comprar um terreno maisem conta e voltado para a face Sul, o conselho é buscar orientação de engenheiros e arquitetos, que irão dirigir um projeto adequado para manter o sol ao seu favor.
• Para moradores de regiões mais quentes, que queiram proteger os ambientes da incidência da luz do sol e do forte calor, é interessante priorizar projetos que ampliem o caimento dos telhados do imóvel, fazendo mais sombra.http://www.meioambiente.caop.mp.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=97

3.1.2 - 2 - INSALUBRIDADE DEVIDO A CONCENTRAÇÃO DE EDIFÍCIOS Aloísio Leoni Schmid Professor da UFPR

INSALUBRIDADE DEVIDO A CONCENTRAÇÕES DE EDIFÍCIOS



Com a revisão da lei de Zoneamento da cidade de Curitiba, esta Promotoria sentiu-se no dever de verificar as falhas ou faltas na Lei vigente.



Pode-seconsiderar, basicamente, três fatores para analisar a salubridade em ambiente de habitação: insolação, iluminação e ventilação. Os dois últimos elementos necessitam de pesquisas que exigem equipamentos fora do alcance desta Promotoria. O que pode-se deduzir a respeito é que os altos edifícios enfileirados ao longo de uma avenida, caso comum em Curitiba ( pode-se citar como exemplo a Rua Padre...
tracking img