Fabrica de polpas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2244 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E TECNOLÓGICAS
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
TÓPICOS DE ENGENHARIA DA PRODUÇÃO

Projeto de uma Empresa de Polpa de Frutas

Docente: Msc. Douglas da Costa Ferreira
Discentes: Aldemir Luis Dall-Astra
Cosme dos Santos Almeida Rocha
Ellen Karoline DiasGianlucca De Toni Fonseca
Thayrini Raquel Mesquita Dias

Rondonópolis,
Abril de 2013

Sumário

1. Definição do Tipo de Empresa 3
2. Definição do Sistema de Produção 3
3. Localização das Instalações 3
3.1 Avaliação de Alternativas de Localização 4
4. Planejamento da Capacidade 6
4.1 Instalações, Composição de Produtos e Serviços e Automação do Processo6
4.2 Medidas da Capacidade 6
4.3 Planejamento e Controle da Capacidade 6
5. Projeto do Processo Produtivo 7
5.1 Natureza da Demanda Por Produtos ou Processos 7
5.2 Grau de Integração Vertical 7
5.3 Flexibilidade de Produção 8
5.4 Qualidade do Produto ou Serviço 8
5.5 Tipos de Processo 8

1. Definição do Tipo de Empresa

Como fase inicial do Projeto foi realizado umbrainstorming com os alunos integrantes do grupo com o objetivo de criar e definir uma ideia de empresa. Os alunos já tinham em mente que a empresa deveria ser viável e ser planejada conforme definições adquiridas na disciplina de Tópicos de Engenharia da Produção.
A empresa escolhida para ser desenvolvida foi uma indústria de polpas de fruta. O que nos motivou a criar uma empresa deste tipo foique Mato Grosso possui um clima favorável para o plantio de frutas como afirma Rodrigo Furquim, coordenador da cadeia produtiva de MT, além da demanda, que é relativamente grande devido ao clima tropical da região.

2. Definição do Sistema de Produção

Quando se deseja criar uma empresa é necessário pensar em vários aspectos, observar panoramas sociais econômicos, onde, quando, como e paraqual finalidade se criar uma empresa. Como será planejada, quanto produzirá, qual sistema de produção utilizará, qual o preço do produto, quantos funcionários ou quantas máquinas, mais ou menos horas de serviço. Isso tudo cabe ao engenheiro da produção ou engenheiro responsável planejar, sendo um ponto fundamental a escolha do sistema de produção.
Sabe-se que há dois sistemas mais utilizados. OSistema de Produção em Massa, utilizado inicialmente por Henry Ford no ano de 1913, que visa produzir em massa, isto é, produzir grandes quantidades no intuito de diminuir custos em escala. Porém isso gera grandes custos com estoques. O outro sistema é o Sistema de Produção Enxuta, também conhecida por Sistema Toyota de Produção, que se consiste em produzir conforme a demanda, isto é, produzirapenas para pedidos fechados, reduzindo os custos com estoque e matéria-prima. Nesse sistema a produção é puxada conforme a necessidade do próprio posto. Outro fato interessante é que empresas de sistema enxuto se mantêm próximo dos clientes e fornecedores para diminuir custos.
Pensando nesses aspectos foi decidido criar uma empresa de polpas de fruta, de Sistema de Produção Enxuta. Este sistema foiescolhido por possuir baixos estoques e produzir conforme a demanda, visto que a matéria-prima utilizada é perecível.

3. Localização das Instalações

A decisão sobre o local da instalação da empresa é uma questão estratégica (PETRÔNIO e LAUGENI, 2006). Por isso uma lista muito grande de fatores podem influenciar nas decisões sobre localização. Alguns dos fatores mais importantes são:Localização da matéria-prima versus localização do mercado consumidor: onde se adota que, para a produção em que ocorrem perdas de peso no processamento a empresa deve localizar próximo à matéria-prima e se, ocorre ganho de peso no processamento, a empresa deve se localizar próximo ao mercado consumidor.
Visto que as frutas são perecíveis e perdem volume durante o processamento, a indústria de...
tracking img