Fabricação de cosmeticos

Páginas: 12 (2872 palavras) Publicado: 29 de março de 2011
FABRICAÇÃO DE COSMÉTICOS |
  |
  | HISTÓRICO. A preocupação com a aparência existe desde tempos pré-históricos, quando rostos pintados e corpos tatuados serviam para afugentar maus espíritos e agradar os deuses. É no antigo Egito que vamos encontrar os primeiros testemunhos do uso de cosméticos; os faraós tinham nas perucas coloridas formas de distinção social. Os egípcios consideravam amaquilagem dos olhos ponto de destaque fundamental para evitar olhar diretamente para Rá, o deus-sol. Assim misturas de metais pesados davam o tom esverdeado para impregnar e proteger as pálpebras dos nobres.
No século XVI a preocupação com higiene pessoal foi deixada de lado, o que ironicamente contribuiu para o crescimento do uso de perfumes.
Pintar os lábios é moda desde o século XVII, quandoas pomadas coloridas tornaram-se acessíveis e seguras. Mas somente no século XX, com os avanços da indústria química fina, os cosméticos se tornam produtos de uso geral.
Na década de 70 as cores de maquilagem tornaram-se populares, e é no final da década de 80 que entram em lançamento as fórmulas evoluídas para cosméticos pigmentados.

MERCADO. Apesar dos surtos recessivos da década de 90, oBrasil registrou um aumento no consumo daqueles produtos da ordem de 73%. Os investimentos industriais no setor de perfumes e cosméticos saltaram de US$ 1,75 bilhão em 1990 para mais de US$ 4 bilhões no ano de 2000, criando muitos empregos na indústria, comércio e vendas de porta em porta.

TIPOS. São quatro os tipos de firmas que têm autorização para trabalhar com cosméticos:
- Empresaimportadora;
- Empresa local;
- Empresa Exportadora;
- Empresa Distribuidora.

FORMALIZAÇÃO. A formalização exige:
- Cadastro Nacional de Pessoa jurídica (CNPJ);
- Inscrição Estadual;
- Alvará da Vigilância Sanitária;
- Um responsável técnico (químico, farmacêutico e / ou engenheiro químico).

REGISTRO. Além disso, esses produtos precisam ser registrados na Vigilância Sanitária, que paraisso exige:
- Formulário de petição de autorização ;
- Comprovante de pagamento de preço público;
- Cópia de autorização de funcionamento da empresa;
- Cópia de contrato de fabricação de terceiros (se a produção for terceirizada);
- Procuração do representante legal (se for o caso);
- Dados gerais da empresa;
- Cópia de licença de funcionamento estadual e informações técnicas do artigo.NORMAS BÁSICAS. A boa prática da fabricação de cosméticos exige ainda a observância de algumas normas básicas:
- Pessoas que estejam com inflamações ou infecções não podem trabalhar na área de produção, para evitar a contaminação dos produtos;
- Todos os funcionários devem evitar atos não higiênicos, como coçar a cabeça, colocar os dedos na boca, etc., sem esquecer da necessidade de lavar as mãosapós o uso do banheiro;
- Os cabelos devem estar totalmente cobertos por toucas e, dependendo do produto a ser preparado , é preciso usar máscaras e outros equipamentos de proteção.
- O edifício e as instalações têm de oferecer facilidade de manutenção e limpeza, devendo também, estar dimensionado, para evitar contaminação na fabricação por entrada de roedores, pássaros, insetos, etc. e evitarque sanitários e vestiários tenham comunicação direta com a área de produção. As paredes e teto precisam ser lisos, laváveis e impermeáveis, de cor clara e com cantos arredondados.
- O piso será antiderrapante, lavável, impermeável e resistente ao fluxo (tráfego).
- Os outros setores da fábrica, como os de embalagem, rotulagem, armazenamento e distribuição, além dos próprios equipamentos tambémrequerem cuidados.

PRODUÇÃO. Uma indústria de cosméticos pode produzir preparações para a pele (cremes, loções, géis), e para os cabelos (shampoo e condicionadores).
Cremes. Os cremes e loções são dispersões de duas fases (oleosas e aquosa) que se misturam e precisam de um emulsionante para formar o sistema único e homogêneo.
Podem ser de dois tipos: óleo / água ou água e óleo. No primeiro, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Manual Boas Práticas Fabricação Cosméticos
  • Cana é usada na fabricação de cosméticos slide
  • Cosméticos
  • Cosméticos
  • Cosmeticos
  • Cosmeticos
  • Cosmetico
  • Cosmeticos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!