Fabricação de cerâmica

Páginas: 11 (2723 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2011
1. OBJETIVO

Nossa principal meta neste trabalho será mostrar como é feita e como é produzida a cerâmica, um dos materiais mais importantes na construção civil. Como todo produto que entra no meio comercial ela passa por etapas, etapas estas que requer muito trabalho ao manuseiá-la desde o seu conteúdo ao produto pronto pra venda. Vamos embarcar nessa viagem de descobertas e aprendizagens. Comoexemplo de produtora de Cerâmica temos a Cerâmica Carajás, que está localizada nas proximidades do bairro Santa Maria da Codipi, na zona Norte de Teresina.

2. MATÉRIA PRIMA

Chamamos de cerâmica à pedra artificial obtida pela moldagem, secagem e cozedura de argilas ou de misturas contendo argilas.Como vemos a matéria prima a ser trabalhada é a argila. Mas o que vem a ser argila? Argilassão materiais terrosos naturais que, quando misturados com água, adquirem a propriedade de apresentar alta plasticidade.Constituídas essencialmente de partículas cristalinas extremamente pequenas, formadas por um número restrito de substâncias chamadas argilo-minerais (silicatos hidratados de alumínio, ferro, manganês, com alguma porcentagem de álcalis e de alcalino-terrosos).Junto com eles vemsílica, alumina, mica, ferro, cálcio, magnésio, matéria orgânica etc...
Os tipos de argila são: Argilas de cor de cozimento branca: caulins e argilas plásticas; Argilas refratárias: caulins, argilas refratárias e argilas altamente aluminosas; Argilas para produtos de grês; Argilas para materiais cerâmicos estruturais, amarelas ou vermelhas. A argila utilizada na Cerâmica Carajás é extraídanum terreno próprio que fica a 6Km da fábrica, perto da margem do rio Poty.

3. FASES DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL

3.1 A Extração da argila: Temos como depósito natural à barreira, para sua exploração temos que fazer antes de sua exploração uma sondagem a fim de saber qual é o seu tipo, pois temos três origens: na superfície das rochas, nos veios e trincas das rochas nas camadassedimentares.Calculando-se sua profundidade e espessura.Dando para saber também qual o tipo de argila que se tem na jazida.A sua extração se dá através de escavadeiras hidráulicas, que retiram a argila das jazidas e carregam os caminhões basculantes para o transporte até a fábrica.A quantidade retirada é calculada para a produção.
Para caracterização e Controle da mesma é feita em laboratório, com oobjetivo de detectar a presença de resíduos como calcários, óxidos de ferro ou alumínio, areia e material orgânico.Pois a presença desses materiais poderá causar danos à argila como fendas, porosidade, estourar o reboco da parede. No tratamento ela é classificada como magra se tiver 17% de areia e gorda se tiver 8% a 12% de areia.Determinamos o traço desejado da argila, misturando argila magra egorda para se obter um produto de melhor qualidade.Em seguida temos o aprodecimento da argila, Onde é levada para depósitos ao ar livre, onde é revolvida e passa por um período de descanso, para que aconteça a fermentação das partículas orgânicas, que ficam coloidais, aumentando a plasticidade e corrige o efeito das pressões sobre as argilas. Colocamos em um caixão alimentador, depois para odesintegrador, (onde ocorre à quebra dos torrões maiores), posteriormente para o misturador filtro (adicionado água e filtração de impurezas), para o laminador (onde a massa sai em laminas para quebrar ainda mais o grão de argila), nos cilos (para homogeneizar a unidade) após pega-se à argila e leva-se para a moldagem.
Levamos para a moldagem para dar a forma desejada à pasta de cerâmica de acordocom o formato e constituição do produto acabado e do tipo de forno empregado, temos os tipos: Moldagem com pasta fluída-usado para porcelanas, louças sanitárias, peças para instalação elétrica e peças de formato complexo.Com pasta plástica-usado para vasos, tijolos brutos, pratos e xícaras.Com pasta consistente- usada à extrusão, forçando a massa sob pressão, formando uma fita uniforme e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Materiais de Fabricação
  • Processo de fabricação da cerâmica
  • FABRICAÇÃO BLOCOS DE CERAMICA
  • Fabricação de placa ceramica
  • Processo fabricação de ceramica
  • Processo de fabricação de cerâmicas
  • Ceramica
  • Ceramicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!