Fabianofdp

862 palavras 4 páginas
O conceito de áreas degradadas é multidisciplinar, isto é, ele é utilizado em várias frentes do conhecimento. Por conta disso, é amplamente interpretado, variando entre utilizado para representar a depredação de uma mata até a exploração de uma área de tal forma que ela perca suas características de solo e vegetação, podendo culminar até mesmo em uma modificação de relevo.

"Entretanto, consideraremos como área degradada toda área que por ação natural ou antrópica* teve suas características originais alteradas além do limite de recuperação natural dos solos, exigindo, assim, a intervenção do homem para sua recuperação."

O Decreto Federal 97.632/89 define o conceito de degradação ambiental como sendo "processos resultantes de danos ao meio ambiente, pelos quais se perdem ou se reduzem algumas de suas propriedades, tais como a qualidade produtiva dos recursos naturais." Agora que já sabemos o que são áreas degradadas passaremos para outro conceito, a Recuperação de Áreas Degradadas.

Recuperação de Áreas Degradadas

A legislação brasileira diz que o objetivo da recuperação é o "retorno do sítio degradado* a uma forma de utilização, de acordo com um plano** preestabelecido para o uso do solo, visando à obtenção de uma estabilidade do meio ambiente" (Decreto Federal 97.632/89).

Analisando esse conceito percebemos que a recuperação de áreas degradadas visa à recuperação de uma determinada área, que antes da degradação foi fértil e abrigava a vida, mas que por ações naturais ou antrópicas perdeu essa capacidade. Essa recuperação visa sempre o retorno das condições naturais o mais próximo dos que eram encontrados antes da degradação. No entanto, muitas vezes esse retorno se torna impossível, devido ao grau da degradação sofrido pelo solo, ou seja, pela área. Sabendo que o solo é um recurso natural, a seguir definiremos o conceito de recursos naturais

Sucessão ecológica é a denominação do processo de implantação sequenciada e interdependente de

Relacionados