FabianaBreder

2165 palavras 9 páginas
TEMA
A contribuição da participação Familiar nos processos de aprendizagem da criança na Educação Infantil.

PROBLEMA:
De que forma a participação da Família na vida escolar na Educação Infantil pode ser uma ferramenta para a aprendizagem?

OBJETIVO GERAL:
Compreender a contribuição da participação da Família na Educação Infantil para a aprendizagem da criança.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:




Conceituar através de referenciais teóricos a temática: Relação Família e Escola na Educação Infantil;
Analisar as contribuições da participação familiar na vida escolar dos filhos; Apontar como o desenvolvimento das crianças no âmbito escolar é favorável quando apoiados pelos pais.

JUSTIFICATIVA:
A família tem função formativa e determinante no desenvolvimento sócio-afetivo do individuo, responsável também por transmitir valores éticos e morais considerados importantes para a convivência em sociedade.
Através da família a criança se torna participante e consciente do mundo, possibilitando assim vivenciar de forma particular as noções do espaço ao qual está inserido. Para Durkheim por ser o homem um ser egoísta, é necessário que ele seja preparado para sua vida em sociedade, sendo esse um processo realizado em primeiro lugar pela família e futuramente pela escola. Durkheim (1973, p.44) afirma ainda que:

A ação exercida pelas gerações adultas sobre as que ainda não estão maduras para a vida social, tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança determinados números de estados físicos, intelectuais e morais que dele reclamam, por um lado, a sociedade

política em seu conjunto, e por outro, o meio especifico ao qual está destinado. Segundo a concepção de Durkheim a “ação educativa permitirá uma maior integração do indivíduo e também permitirá uma forte identificação com o sistema social onde a criança só pode conhecer o dever através de seus pais e
Mestres”. Sobre esse fato Durkheim (1973, p.47) ainda fala:

A autoridade não é violenta, ela consiste em certa ascendência

Relacionados