Fabec tcc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2348 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E CULTURA
Autorizada pela Portaria Ministerial nº 2.078, de 13/06/2005, publicada no DOU de 14/06/2005.
Pós-graduação lato sensu de acordo com a Resolução CNE/CES/MEC N. 1, de 8 de junho de 2007

RELATÓRIO ACADÊMICO (TCC)
MÓDULO: IV
NOME: KATIUCY MACHADO DE MORAIS
RG: 5254458 ÓRGÃO EXPEDIDOR:SPTC/GO
DISCIPLINA(S): PROCESSOS DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM; DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM; ASPECTOS DA NEUROCIÊNCIA NA EDUCAÇÃO COMUM E INCLUSIVA.
LOCAL/DATA: PÓLO DE SÃO LUÍZ DE MONTES BELOS - 16/06/2012 E 30/06/2012

1 - PONTOS PRINCIPAIS DA(S) DISCIPLINA(S), SEGUNDO O QUE VOCÊ ENTENDEU:
Em relação às disciplinas pude constatar que a linguagem é um fator essencial no desenvolvimento cultural doindivíduo e que essa é influenciada consideravelmente pela linguagem maternal e familiar de modo que na aquisição da linguagem o indivíduo passa a se adaptar em um sistema pragmático no qual ele passa da percepção sonora a formação de palavras e por fim incorpora a semântica no que tange ao significado das palavras. A linguagem proporciona uma socialização onde a criança entra em contato com acultura do meio em que inserida, desenvolvendo a língua escrita e valores num ciclo complexo que está ligado a vários fatores de simbolização e estrutura interna e externa, mesmo sendo um ciclo complexo o processo da linguagem se faz da necessidade de que o ser humano tem de se comunicar com seus semelhantes e isso traz como consequência a influência no modo de pensar, agir e falar do indivíduo, assim alinguagem é um processo que se ensina e se aprende em um mecanismo de ensino e reação.
Outro fato importante a se considerar é o grande prejuízo causado pela rotulação de alunos como portadores de distúrbios de aprendizagem e muitas vezes essa rotulação parte dos próprios professores que tentam justificar o insucesso dos alunos com esses rótulos que na maioria das vezes são desfavoráveis para aprática pedagógica e para o desenvolvimento na aprendizagem do aluno, pois quando este se depara com as dificuldades escolares e a falta de estímulo por parte da escola apresenta um declínio no prazer da aprendizagem, dessa forma o professor que é o mediador de ensino e aprendizagem deve compreender que o aluno não irá se interessar espontaneamente pelo conhecimento, mas sim com a surpresa dainformação em seu cotidiano, prática e teoria interligados, considerando ainda que diagnosticar alunos com distúrbios de aprendizagem não é uma simples tarefa, deve ser feito com muito cuidado para não haver rotulações de alunos.

2 - RELAÇÃO DO CONTEÚDO COM O SEU DIA A DIA NA SALA DE AULA:
O professor tem um papel muito importante quando se diz respeito a diagnosticar distúrbios de aprendizagem, eo conteúdo estudado é uma ferramenta importante para o embasamento na detecção de problemas que interferem na qualidade da aprendizagem, até mesmo para compreender como os alunos com distúrbios de aprendizagem aprendem os conteúdos e como lidar com situações diversas que envolva o dia-dia com esses alunos.

3 – QUAIS OS PRINCIPAIS AUTORES TRABALHADOS E A RESPECTIVA CONTRIBUIÇÃO DELES PARA ASDISCUSSÕES EM SALA:
Os autores Carolina R. Schimer, Magda L. Nunes e A. Estienne F. contribuíram para as discussões referentes a processos de aquisição da linguagem e escrita além de distúrbios de aprendizagem incluindo reflexões de estratégias para vencer as barreiras do aprender. Os autores pautados serviram de alicerce para compreendermos conceitos relacionados a dislexia, discalculia,disortografia e disgrafia, advertindo ainda para a necessidade de cautela por parte do professor ao rotular alunos com distúrbios de aprendizagem pois um aluno encaminhado a análise indevidamente pode sofrer consequências graves e traumas em relação a aprendizagem.

4 – ANÁLISE FINAL DA SUA EXPERIÊNCIA COM A(S) DISCIPLINA(S):
Ressalto que a experiência que tive com as disciplinas foi de grande valia...
tracking img