Física

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (795 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Onda Sonora

I. INTRODUÇÃO

Fontes sonoras

Fonte sonora é qualquer corpo capaz de fazer o ar oscilar com ondas de freqüência e amplitude detectáveis pelos nossos ouvidos. No entanto, asfontes mais variadas e ricas em qualidade sonora são os instrumentos musicais, que, de forma geral, podem ser classificados em três grandes grupos: os instrumentos de percussão (como tambor), osinstrumentos de corda (como violino) e os instrumentos de sopro (como saxofone). Lembro também de um “instrumento” muitas vezes esquecido: nossa voz é um complexo de mecanismos presentes tanto nos instrumentosde sopro, cordas ou percussão.

Qualidades fisiológicas do som

Há várias grandezas físicas que caracterizam o som. Três delas merecem destaque e são chamadas de qualidades fisiológicas do som,pelas quais nossa percepção sonora atua: a altura, a intensidade e o timbre. A altura permite que o ouvido humano diferencie um som grave de um som agudo. Por exemplo, a voz de um homem é graveenquanto que a de uma mulher é aguda. Em outras palavras, o homem fala mais baixo que a mulher. Os sons graves possuem freqüências menores que os sons agudos. Por isso, a mulher fala com maior freqüência. Jáa intensidade relaciona-se à potência do som e distingue um som forte ou intenso de um som fraco. Equivale ao volume do som. Diariamente cometemos um erro ao dizer "aumenta o som" ou "abaixa o som",porque estamos misturando essas duas qualidades. Por fim. o timbre diferencia as fontes sonoras em mesma altura e intensidade, como os sons de um piano e de um sax tocando uma mesma nota.Experimento

Iniciamos o experimento posicionando um alto falante com o cone virado para cima, ajustamos o volume a uma amplitude confortável e colocamos uma folha de papel sobre o alto falante, pressionamoslevemente a folha e sentimos uma vibração na mão, também percebemos uma mudança no timbre do som.

Quando alteramos o volume de uma onda sonora, na verdade estamos variando a intensidade do...
tracking img