Física newtoniana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (537 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
Física Newtoniana
Dizem que o fundador da física é Galileu Galilei (1564-1642). Mas o mais conhecido físico, tido como o “pai’ da física, é Isaac Newton (1643-1727). Este pegou tudo o que haviarelacionado à física, muitas coisas espalhadas e dispersas, e formulou uma teoria (que está em curso até hoje) adicionando suas próprias descobertas, como a lei da gravidade. Por ironia do destino,Newton nasceu no ano seguinte ao da morte de Galileu, 1643.
Um dia, Newton estava descansando debaixo de uma macieira, quando uma maçã caiu-lhe na cabeça. Então ele começou a raciocinar e a pesquisar oporquê daquele evento. Jogava pedras, de diferentes tamanhos e pesos, de cima das árvores e media o tempo que elas levavam para atingir o chão. Depois ia até precipícios e também atirava corpos dediferentes tamanhos e pesos, como paus e pedras e outros objetos, finalmente formulando a lei da gravidade. Essa lei revolucionou a física. Incontáveis invenções foram propiciadas por ela.
Durantequase três séculos, a física ficou sem uma descoberta tão monumental. Centenas de pequenas descobertas e de progressos aconteceram nesse período, mas nada comparável à descoberta de Newton. Até que, noséculo XX, um jovem físico, Albert Einstein, formulou a lei da relatividade. Não que Einstein tenha revogado as leis de Newton e outras leis da física até então formuladas. Muito pelo contrário. Eleconcordou com todo o conhecimento que até então existia, exceto uma coisa: no espaço, a menor distância entre dois pontos não é uma reta, e sim uma curva. A isso se deu o nome de Teoria daRelatividade. Com ela veio outro turbilhão de descobertas de aplicação prática: o avião e sua rota, foguetes espaciais, ogivas nucleares de grande distância, e assim por diante, com uma coisa puxando a outra.Desde então a física não teve outra descoberta monumental, como a de Newton e a de Einstein. Espera-se que, num futuro próximo, apareça uma espécie de Newton ou de Einstein, para fazer mais uma...
tracking img