Fé e razão

Páginas: 11 (2630 palavras) Publicado: 16 de março de 2011
FÉ E RAZÃO
Um dos pensamentos religiosos mais polêmicos é a fé, que foi levado pelo lado místico da religião, que muitas pessoas acreditam ser a crença em algo do além, aquilo que se imagina e não pode provar, dentro do crivo da razão, da lógica, da coerência, e de uma reflexão retilínea, como fazem os cientistas da modernidade, que só acreditam naquilo que podem provar com os instrumentos damatéria. Por outro lado, a razão obviamente se conhece pelo saber inteligível, por quem inicia um pensamento, com começo, meio e fim, ao obedecer a uma lógica indescritível, cujo resultado é sempre coerente, inquestionável e sensibilizador, dentro dos conhecimentos que foram levantados na explicação de determinado assunto, que está sendo investigado no momento. Frente a estas dificuldades, é que sepretende investigar as relações que existem entre fé e razão; como é que as pessoas de hoje, século XX, enxergam estes termos; e, será que se entendem os seus verdadeiros significados diante tão grande acervo bibliográfico, e pensamentos que cercam a humanidade que está mais consciente das verdades mais aproximativas.
A fé, é um conceito que é muito utilizado na Bíblia, atribuindo sua prática aJESUS, nas suas prédicas pelos diversos lugares por onde passava, pregando a obediência, o amor ao próximo, como forma de conseguir o reino celestial, pois segundo seus sucessores, Ele dizia que a fé seria a salvação de todos, como que pelo simples fato de crer (aceitar), conseguir-se-ia a pureza infinita de um reino celestial. Na Bíblia tem-se sobre a fé o caso do cego, quando JESUS teria ditovai, a tua fé te salvou (Marcos); Ó mulher, grande é a tua fé! Faças como desejas (Mateus); E tudo quanto pedirdes com fé, na oração, recebê-lo-eis (Mateus); ao acalmar águas ao dizer: Não tendes fé? (Marcos); quanto ao centurião que O seguia Eu vos digo: Nem em Israel encontrei tão grande fé (Lucas); o caso da pecadora, Salvou-te a tua fé (Lucas).
Estas frases relatam que JESUS as proferia, porém,sem um conceito preciso de qual seria o seu verdadeiro sentido, diante da linguagem popular, tendo em vista que seus seguidores não souberam seu significado, e tomavam-no como sendo, acreditar em algo que não se explica, pensamento extra sensorial, atribuível à divindade.
Sem dúvida alguma, a fé tem relação direta com um processo de introspecção, que vai buscar em seu interior mais profundo oque, na verdade, a pessoa significa para a vida, ao encontrar-se com o seu próprio eu mais puro; daí, dizer-se que este alguém se deparou com o seu Deus, no caso de salientar tudo de bom que esta Criação tem de si para todos, em uma mensagem, ou em uma ação, para com o próximo, e tudo que o cerca. Nesse acreditar tão fervoroso que a pessoa se submete, parece tão fortemente que, por sua livre eespontânea vontade chega-se ao seu lado bom e puro, fazendo com que aconteçam coisas que dificilmente aconteceriam em sua situação normal de aprendizado, em sua vida de encarnado, cujo conhecimento é um pingo d’água no oceano, ao acúmulo secular que se agrega à sabedoria. Na verdade, essa crença tão forte muitas vezes faz curar doenças incuráveis, dado o seu desprendimento da materialidade, chegando aum ponto que ele fisicamente desconhece, entretanto, o subconsciente acusa que é de seu próprio eu que dormita na inconsciência de quem não possui o poder de se ver no ontem, e poder enxergar no seu amanhã, toda aquela orientação necessária para sentir vontade de auto descobrir-se.
Muitas pessoas dizem: acredito (tenho fé) em Deus, e isto acontece! Que dizer conseguir um emprego, receber umdinheiro de alguém que lhe deve, comprar uma casa, arrumar um casamento, receber qualquer dádiva, cujo poder pessoal seria impossível de conseguir tal intento, a isto eles dizem que foi Deus que lhe proporcionou tal ganho ou prazer que ele sozinho não conseguiria com seu poder de persuasão natural. Ora, o que foi que aconteceu neste processo que se atribui a uma fé; como se esse fato acontecesse por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Razão e fé
  • A Fé e a Razão
  • Fé e razão
  • Fé e razão
  • Razão e fé
  • Fé e Razão
  • RAZÃO E FÉ
  • fé e razão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!