Fábula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2996 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESOPO, MONTEIRO E MILLOR FERNANDES: UM ESTUDO INTERTEXTUAL DE A CIGARRA E A FORMIGA TRADICIONAL E MODERNA.

RESUMO

O presente trabalho ressalta o papel da literatura, trabalha os valores humanos essenciais para se viver em uma sociedade, constata a arte literária em transmitir valores através da linguagem simbólica, uma vez que a literatura infantil pode influenciar na formação do aluno, quepassa a ter um olhar macro do mundo, podendo mudar suas concepções a cerca de todas as questões evidenciadas no cotidiano. A orientação para o ensino de Língua Portuguesa fundamentada, na teoria dos gêneros discursivos tem despertado o interesse tanto da fundamentação teórica quanto de exemplos práticos, partindo desse quadro a pesquisa apresenta um sequencia por meio da qual se pretendedesenvolver a compreensão e a produção do gênero textual fábula, estudando as características especificas da linguagem nela utilizada, proporcionando também o desenvolvimento de capacidades para compreensão e ação no mundo.

Palavras - chave: Literatura, compreensão, linguagem, fábula, mundo.

ABSTRACT

The present work emphasizes the role of literature, works essential human values ​​to live in asociety, notes the literary art to transmit values ​​through symbolic language, since children's literature can influence the student's education, which is replaced a macro look at the world, can change their views about all issues highlighted in the daily. The guidance for the teaching of Portuguese language based on the theory of genres has piqued the interest of both theoretical and practicalexamples, based on this framework the study presents a sequence through which it intends to develop the comprehension and production of the genre fable, studying the specific features of the language used in it and also provide capacity building for understanding and action in the world.

Keywords: Literature, comprehension, language, myth, world.

INTRODUÇÃO

O presente artigo pretenderámostrar como a fábula é um importante aliado, tanto para o plano pedagógico com a língua oral, a leitura e a língua escrita, como também em uma perspectiva sociológica. Descobrir ou revelar o que está por trás de cada fábula, quais valores passam e que mensagem há para a vida são questões que despertam nos alunos o hábito da leitura e da escrita, da criação e da produção.

Além de enfatizar aimportância do trabalho com esse gênero textual, pretende-se apresentar alguns conceitos e esclarecimentos sobre as fábulas, principais autores, e como o uso desse gênero textual possa ser importante no processo educativo das crianças.
A educação, para ter êxito e perspicácia deve proporcionar no ambiente escolar uma proposta voltada para a diversidade através de um trabalho coletivo, a amizade,diversão, abrangendo o tema trabalhar.  Haja vista que a fábula da Cigarra e a Formiga, ressalta que as duas personagens para encontrar a felicidade, necessita-se conscientizar que temos que trabalhar como a formiga para o nosso sustento, e também divertir, alegrar as vidas com a música como fez a Cigarra. Contudo, quando chega o inverno, a cigarra trabalha em casa, e a cigarra também trabalha cantandopara ter direito ao alimento.  A fábula “A cigarra e a formiga” é uma proposta que interliga ideias ambíguas sobre as várias formas de trabalho.
DESENVOLVIMENTO
A fábula é uma narração alegórica, cujos personagens são, geralmente, animais, e que encerra em uma lição de caráter mitológico, ficção, mentira, enredo de poemas, romance ou drama. Contém afirmações de fatos imaginários sem intençãodeliberada de enganar, mas sim de promover uma crença na realidade dos acontecimentos. A fábula seria, portanto, uma narração em prosa e destinada a dar relevo a uma ideia abstrata, permitindo, dessa forma, apresentar, de maneira agradável, uma verdade que, de outra maneira, se tornaria mais difícil de ser assimilada.

Para Bakhtin, é na interação que a palavra se concretiza como símbolo...
tracking img