Fábrica de loucuras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (651 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Fábrica de Loucuras
Trabalho de Geografia

São Paulo - 2011

Relatório do Filme
Fábricas de Loucura

O filme Fábrica de Loucuras é um clássico de 1986, mostra de forma explícita o choque quehá entre a cultura ocidental e a oriental. O filme se passa em uma pequena cidade americana (Hadleyville) onde está instalada uma fábrica de automóveis. Tudo começa quando a fábrica é fechada. Devidoa este problema, um alvoroço ocorre na cidade, que dependia muito da empresa a qual gerava trabalho para a maioria dos seus habitantes.

Como forma de solução encontrada para a reabertura dafábrica, um funcionário (Hunt Stevenson - Michael Keaton) decide ir até Tóquio (na Assan Motors) na tentativa de convencer um grupo japonês a comprá-la.

Com isso Hunt se torna a ponte entre os japonesesrecém-chegados e os americanos que lutam para manterem seus empregos, mas é neste ponto da história em que há o conflito cultural. Em seus postos de chefes, diretores e inspetores, os japoneses tentamimplantar as técnicas tidas como responsáveis pelo desempenho excelente de seu país: cultura da qualidade e produtividade, o sistema organizacional, liderança, metas ambiciosas a serem batidas,ginástica no pátio e trabalho em equipe dos trabalhadores americanos. Uma vez que os japoneses oferecem um acordo de reabrir a fábrica em troco de mais horas de trabalho, menor remuneração e sem contrato,sendo a Assan Motors sua última esperança, os trabalhadores são obrigados a aceitar suas condições.

Os japoneses ainda desafiam os americanos com suas afirmações de que 100% dos carros podem serfabricados sem defeitos, se todas as regras de fabricações forem seguidas a risca, criando processos de fabricação bem definidos em sequências a serem seguidas rigorosamente. Outro ponto importantedestacar é a diferença de liderança. Enquanto um lado é verdadeiro e preocupado com o trabalho (japonês), o outro mente e acaba iludindo seus operários, com falsa expectativa de aumento (americano)....
tracking img