Eyes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (657 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Mito da caverna x Matrix
Postado por Thais Quirino Marcadores:Acadêmicos
Reações:  | |
O Mito da Caverna foi escrito por Platão, integra a sua obra República. Tal mito apresenta a situação depessoas que estando presas a uma perspectiva da realidade são levadas a descobrir um novo mundo, o mundo do conhecimento. Mostrando como se dá esse processo de conhecimento e percepção da realidade. 
Atrilogia Matrix (1999), dirigida pelos irmãos Wachowski, é uma produção norteamericana com linguagem de fundo filosófico onde um "ignorante" tem a chance de conhecer uma outra verdade sobre o mundo. Texto e filme se conectam pela ideia de que há sempre uma outra verdade além daquela que nossos olhos nos permitem ver e que nossa condição permite assimilar. A cena que mais se relaciona ao textode Platão se dá no primeiro filme quando Neo (Kenau Reeves) é levado por Trinity (Carrie-Anne Moss) até Morpheus (Laurence Fishburne) e neste instante ele deverá escolher entre a pílula azul ou avermelha, a verdade do mundo da Matrix e a do mundo o qual ele já conhecia. 
Neo, segundo Morpheus, está preso, assim como todos os demais homens que não tiveram a oportunidade de enxergar além da traveque há em seus olhos, todos estão presos para não descobrirem a verdade. Em Platão, os homens da caverna também estão presos, impedidos de ver além das sombras dos objetos e transeuntes. Aí temos que,desde a escola somos levados a permanecer na posição dos homens que estão na caverna, muitas vezes impossibilitando a formulação de idéias, a construção de um conhecimento além do que é colocado noslivros didáticos, sem que possamos nos relacionar com o entorno. Sendo forçosamente adestrados a aceitar a realidade que querem que vejamos. 
Essa manipulação configura a relação classe dominante esubalterna que segrega a sociedade moderna, cada vez mais amparada pelo Estado, pelo capital, instituições de ensino e religião, a classe dominante acorrenta os menos abastados com sua política de pão...
tracking img