ey7i6

2108 palavras 9 páginas
Disciplina: sociologia
Professor:
Aluno:
Turma:
Sonhos de civilizaçao
Cáp.9 pág.98

Que sua obra só tenha recebido atenção apartir do seculo XX,Norbert Elias é hoje considerado um dos maisimportantes pensadores do século XX. A partir de um intenso diálogo com a história da cultura, Elias situa os diferentes padrões derelações sociais nos seus devidos contextos históricos e culturais.Assim como Simmel,enfatiza a importância das interações. Para ele,a vida em sociedade é composta de padrões gerados nas interações entre indivíduos ligados por uma relação de interdependência.
Seulivro O processo civilizador foi ignorado até ser traduzido para o inglês em 1969, e hoje é um grande clássico da sociologia. Em dois volumes, a obra mapeia historicamente os comportamentos e os hábitoseuropeus, procurando entender como as atitudes individuais são moldadas por atitudes sociais. Num diálogo com a psicanálise de Freud, Eliaspensou sociologicamente o desenvolvimento do autocontrole e desentimentos como a vergonha e arepugnância, de modo a traçar uma história e uma sociologia da ideia de civilização gerada pela IdadeModerna.
Em todos os estudos e escritos de Norbert Elias predominauma convicção: a de que as manifestações culturais, artísticas, culinárias, as maneiras de lidar com o sofrimento e com a alegria, tudo isso revela muito sobre as sociedades. Diante de umamanifestação como o esporte, por exemplo, ele se fez a seguinte pergunta. Que espécie de sociedade é esta onde as pessoas, em número cada vez maior, e em quase todo o mundo, sentem prazer, quer como atores ouespectadores, em provas físicas e confrontos de tensões entre indivíduos ou equipes, e na excitação criada por estas competições realizadas sob condições onde não se verifica derrame de sangue, nem sãoprovocados ferimentos sérios nos jogadores?
As sociedades urbano-industriais, por exemplo, criaram umritual de morte particular: se pararam a morte do ambiente doméstico. Os doentes terminais vãoDisciplina:

Relacionados