Exú-Arte, outras formas de cuidado para crianças e aolescentes em situação de rua

4011 palavras 17 páginas
Título: Exú Arte: Outras formas de cuidado com crianças e adolescentes em situação de rua

Resumo: Esse trabalho busca apresentar as condições de possibilidade da criação de um grupo. O “Exú- Arte” teve origem a partir de um eixo de trabalho de um grupo mais amplo denominado “Rede de ações e atendimento compartilhado no território” no qual se reuniam integrantes de diversos equipamentos que trabalham com pessoas em situação de rua do centro de São Paulo (Projeto Quixote, Projeto Travessia, Atenções Urbanas e UBS República). O eixo tem como objetivo a promoção do encontro entre as pessoas em situação de rua e a arte e, assim, a promoção de encontros entre pessoas de maneira mais ampla.
Pretendemos comunicar uma experiência em que a criação de um grupo se apresentou como estratégia necessária frente a um território fragmentado. A criação de uma tarefa comum - o acesso à experiência do cinema acompanhado de atividades lúdicas diversas - foi o ponto de partida para a articulação dos trabalhadores, proporcionando espaço para compartilhamento de saberes e experiências. Ao fortalecer a rede de trabalhadores enquanto um coletivo capaz de trabalhar de maneira cooperativa, pretendeu-se criar a possibilidade de que os jovens também encontrassem maneiras de experimentar um pertencimento cooperativo ao grupo.
A escolha do campo da arte e da cultura enquanto campo de atuação se deu na medida em que neste campo a expressão se dá de maneira mais livre do que as comumente oferecidas nas áreas da saúde e da assistência, sendo assim possível “escapar” de uma série de “especialismos” das modalidades de atendimento oferecidas nestas áreas; “especialismos” muitas vezes problemáticos no atendimento a crianças e adolescentes, uma vez que podem atuar reforçando a estereotipia de uma certa situação social.

Quem somos e de onde viemos, instante de ver:
Este projeto teve sua origem a partir da necessidade de um alinhamento prático e conceitual a respeito do trabalho desenvolvido

Relacionados