exuaçao do ex presidente jango

2849 palavras 12 páginas
A exumação do Ex-presidente da Republica João Goulart

Os esforços para esclarecer acontecimentos do regime militar entram numa nova fase na quarta-feira 13, com a exumação dos restos mortais do ex-presidente da República João Goulart, deposto pelo golpe militar de 1964. A exumação faz parte dos trabalhos de investigação da Comissão Nacional da Verdade (CNV), instalada em maio de 2012 e que deve concluir suas atividades no próximo ano.
A retirada dos restos mortais da sepultura em São Borja, para a realização de novos exames, é um passo importante para esclarecer dúvidas sobre a morte de Jango. "A exumação faz parte de uma investigação mais ampla", comentou Rosa Cardoso, membro da CNV e coordenadora de grupos de trabalho sobre mortos e desaparecidos durante a ditadura.
Depois de exumados, os restos mortais de Jango seguirão em um avião da Força Aérea Brasileira até a base de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Nesta quinta-feira, a equipe de peritos chega a Brasília, onde haverá uma cerimônia de prestação de honras de chefe de Estado.
A análise pericial acontecerá no Instituto de Criminalística, da Polícia Federal, e exames adicionais serão feitos em laboratórios no exterior. Todo o processo é acompanhado por observadores externos, incluindo membros do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, que também acompanhou as recentes exumações de Salvador Allende e de Pablo Neruda.
A morte que levou ao golpe
Deposto da Presidência entre 31 de março e 1º de abril de 1964, Jango, como era conhecido, seguiu para o Rio Grande do Sul, seu estado natal, e depois para o Uruguai e a Argentina. Ele morreu em 1976, quando vivia em Mercedes, na Argentina, tornando-se o único ex-presidente morto no exílio.
As novas perícias poderão apontar se Jango morreu de um ataque cardíaco – conforme a versão oficial sustentada até hoje – ou se ele foi envenenado por agentes uruguaios e argentinos, a mando da repressão brasileira, como suspeita a família. À época, o corpo não passou por

Relacionados