extrvasamento de quimioterapicos

645 palavras 3 páginas
1. Introdução
Diante dos riscos a que estão expostos, os trabalhadores de enfermagem que manipulam drogas antineoplásicas devem estar devidamente qualificados, preparados e cientes dos riscos, das precauções e das adequações nos procedimentos técnicos envolvidos no preparo e administração dessas substâncias e descarte de materiais, para que a prática de trabalho se torne mais segura (ROCHA; MARZIALE; ROBAZZI, 2004).

2. Objetivo
Estabelecer normas de segurança que minimizem o risco ocupacional após contaminação com quimioterapia.

3. Campos de aplicação
Este PRS se aplica a todas as áreas envolvidas com a assistência de enfermagem prestada ao usuário / servidor do HGIP.

4. Referências normativas
Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) (Brasil). Resolução 210 de 01 de julho de1998. Dispõe sobre a atuação dos profissionais de enfermagem que trabalham com quimioterápicos antineoplásicos.

5. Responsabilidade/ competência
Compete ao funcionário que acidentalmente contaminou-se com quimioterápico realizar estes procedimentos.

6. Definições
Para efeito do presente padrão aplica(m)-se a(s) seguinte(s) definição(ões):
Quimioterápicos Antineoplásicos - agentes químicos, isolados ou em combinação, com o objetivo de tratar os tumores malignos.

7. Conteúdo do padrão
7.1 Recursos necessários
Água corrente
Sabão
S.F 0,9 %

7.2 Principais passos Acidentes que envolvem a pele:
Lavar com água corrente abundantemente e depois com água e sabão. Notificar o médico de plantão do SMU e Medicina do Trabalho e registrar o acidente em impresso próprio (CAT).

Acidentes que envolvem a mucosa:
Lavar com água corrente em abundância, notificar o médico do SMU e Medicina do Trabalho e registrar o acidente em impresso próprio (CAT).

Acidentes que envolvem os olhos:
Lavar com soro fisiológico por pelo menos 5 minutos, notificar o médico do SMU e Medicina do Trabalho e registrar o acidente em impresso próprio (CAT). Procurar o oftalmologista munido

Relacionados