Extremo oriente na antiguidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (572 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UAB/UNIRIO
Pólo Cantagalo- 2013.1

Curso de História
Disciplina: O Extremo Oriente na Antiguidade

AD1

Aluno: Marianny de Castro Camara.
Inscrição: 12116090226

O Extremo Oriente seencontra presente em todo o mundo. Sejam nos produtos, em desenhos animados, nos filmes, nas academias de luta, nos adornos de restaurantes temáticos e etc. Por onde passamos podemos perceber de formaclara a presença de traços Orientais.
Um fator que podemos considerar é a curiosidade e romantização dos elementos culturais da China ou da Índia. Sua música, costumes, comida e etc. A comida chinesa,por exemplo, tem sido alvo de grande procura não só em território brasileiro, mas em todo o mundo. Os restaurantes e lanchonetes estão o mais próximo possível, onde podemos, sem ter que atravessar oAtlântico, conhecer mais um pouco da cultura dessa população. Porém nem toda a historiografia Oriental chega até nós em sua totalidade.
A história da China e Índia é uma parte da “História Global” quenão encontramos detalhadamente nos livros didáticos. O que mais consta nos currículos escolares é a valorização de fatos históricos como as grandes e fatídicas Guerras Mundiais, a expansão ultramareuropeia, a conquista de continentes e a colonização do mesmo, a escravidão, golpes militares e etc. Com séculos de desenvolvimento á frente à China está presente nos mais diversos fatos históricos.Muito antes até dos europeus partirem em suas expedições marítimas, a China já contava com múltiplas rotas comerciais pelos oceanos.
No início do século XV, a China já contava, havia séculos, comrotas comerciais que ligavam à África Oriental e à Índia. Entre 1405 e 1433, porém, o império Ming organizou uma expedição naval de grande porte, liderada pelo almirante Zheng He, eunuco muçulmano ebisneto de um guerreiro mongol. Só a primeira frota tinha 317 navios e uma tripulação de 27.870 pessoas, entre marinheiros, soldados, comerciantes, médicos e astrólogos. A missão passou pelo Sudeste...
tracking img