RESENHA CRÍTICA

MACIEL, José Fabio Rodrigues. História do Direito. 4ª ed. São Paulo, Saraiva, 2010. Coleção Roteiros Jurídicos. P 61-66

1 CREDENCIAIS DO AUTOR
Advogado; Professor de História do Direito, Filosofia e Introdução ao Estudo do Direito; Doutorando e Mestre em Direito pela PUCSP; Editor Jurídico; Coordenador e autor da obra "Concurso da Magistratura: noções gerais de direito e formação humanística" e da Coleção "Roteiros Jurídicos"; Coautor da obra "História do Direito" e"Português: bases gramaticais para a produção textual"; e Autor da obra "Teoria Geral do Direito - segurança, valor, hermenêutica, princípios, sistema".

2 RESUMO DA OBRA
EXTREMO ORIENTE: ÍNDIA E CHINA
ÍNDIA. País de localização geográfica que dificultou o contato de seu povo com outras culturas. Cercado de montanhas como o Himalaia, a mais alta cadeia de montanhas do mundo. BREVE HISTÓRIA. Habitada por um povo relativamente aculturado cultivador de arroz, a Índia tem história datada de mais de2500 a.C., que mil anos depois passou a ser dominada pelos arianos (Vedas - O Saber), sofrendo influências de seu direito e principalmente de sua religião, que predomina até os dias de hoje com o rígido sistema de castas. Na luta contra este sistema, no século VI a.C., o Príncipe Guatama, que mais tarde seria conhecido como Buda, fundou o movimento contra o sistema de castas que, não sendo aceito na Índia, cresceu e firmou-se na China. CARACTERÍSTICAS DO DIREITO. O direito hindu é focado mais emdeveres do que em direitos. Visando o benefício dos brâmanes, é mais baseado em costumes, que seguem a regra dos sastras – regras divididas em virtude (dharma), interesse (artha) e prazer (kama). Cerca de mil anos após os Vedas, surge o Código de Manu, dividido em 12 livros, com mais ou menos 2.567 artigos, abordando todo tipo de regra, como por exemplo, receitas de cozinha e o modo de se vestir. PRINCIPAIS INSTITUTOS. Casamento: Os filhos eram prometidos desde o nascimento, sem direito [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 04). Extremo oriente: índia e china. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Extremo-Oriente-%C3%8Dndia-e-China/819957.html

MLA

"Extremo oriente: índia e china" TrabalhosFeitos.com. 04 2013. 2013. 04 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Extremo-Oriente-%C3%8Dndia-e-China/819957.html>.

MLA 7

"Extremo oriente: índia e china." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2013. Web. 04 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Extremo-Oriente-%C3%8Dndia-e-China/819957.html>.

CHICAGO

"Extremo oriente: índia e china." TrabalhosFeitos.com. 04, 2013. Acessado 04, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Extremo-Oriente-%C3%8Dndia-e-China/819957.html.