EXTRATO DA Sapindus saponaria L. COMO INIBIDOR DE CORROSÃO DO COBRE EM HNO3

4027 palavras 17 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
MAURO FILHO ALVES DE ALENCAR

EXTRATO DA Sapindus saponaria L. COMO INIBIDOR DE CORROSÃO DO COBRE EM HNO3

FORTALEZA-CEARÁ
2013
MAURO FILHO ALVES DE ALENCAR

EXTRATO DA Sapindus saponaria L. COMO INIBIDOR DE CORROSÃO DO COBRE EM HNO3

Projeto de Pesquisa apresentado ao curso de química da Universidade Estadual do Ceará, como requisito parcial para obtenção do grau de Licenciatura em química.
Orientador: Rui Carlos Barros da Silva

FORTALEZA – CEARÁ
2013
Sumário

1 INTRODUÇÃO
1.1 O METAL COBRE
O cobre é um metal resistente, maleável e de cor avermelhada, e largamente distribuído pela terra. Possui uma extensa aplicabilidade em nosso cotidiano, sendo utilizado em instalações de refrigeração, hidráulica, gás e incêndio, aparelhos de ar condicionado, evaporadores, entre outros (ANACORADOR, 2013; ANTONIJEVIC´ et al., 2009). Sendo assim, muito susceptível ao ataque de meios agressivos, tais como, soluções ácidas.
1.2 QUÍMICA DO COBRE
O elemento cobre pede apresentar estados de oxidação (+1), (+2) E (+3). Uma vez que o cobre é um metal nobre, ele possui baixa reatividade situando-se abaixo do hidrogênio na serie eletroquímica. O Cu é inerte frente a ácidos não oxidantes, mas reage com HNO3 e H2SO4.
A reação com ácido nítrico diluído se dá na com a formação de NO e na presença de ácido concentrado a formação de NO2 (LEE, 1999):
HNO3 diluído: 3 Cu + HNO3 --> 3 Cu(NO3)2 + 2NO + 4H2O
HNO3 concentrado: Cu + 4 HNO3 --> Cu(NO3)2 + 2NO2 + 2 H2O
1.3 CORROSÃO
A corrosão dos metais é uma reação natural que ocorre lentamente no meio ambiente. Entretanto, nos diversos tipos de indústrias esse processo tende a reagir com maior velocidade por causa dos meios utilizados para produção ou manutenção, muita vezes corrosivos.

Corrosão é definida como a deterioração de um material devido a ação química ou eletroquímica do meio ambiente (GENTIL, 2007). Esse desgaste e as

Relacionados