Extrativismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (760 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EXTRATIVISMO
O termo extrativismo, em geral é utilizado para designar toda atividade de coleta de produtos naturais, seja de origem mineral (exploração de minerais), animal (peles, carne, óleos), ouvegetal (madeiras, folhas, frutos...). É a mais antiga atividade humana, antecedendo a agricultura, a pecuária e a indústria. Praticada mundialmente através dos tempos por todas as sociedades.Quando se tira alguma coisa, extrai algo.
-------------------------------------------------
Como extrair um dinheiro de alguém (tirar um dinheiro de alguém), ou seja, tirar algo da natureza, taisprodutos que estão à disposição do homem, sejam eles de origem vegetal ou mineral.
-------------------------------------------------
Até o início do século XIX o conceito de extrativismo baseava-se nasidéias dos Naturalistas, nas grandes descobertas científicas, nas grandes viagens, enfim, na "mãe natureza" e na riqueza nela contida, pensamento que foi reforçado pela Revolução Industrial e pelasteorias de Karl Marx, onde tudo era produto e que os recursos naturais passaram a ser chamados de matérias-primas, tidas como inesgotáveis e seu consumo controlável pelo homem.-------------------------------------------------
Já no século XX com o avanço das tecnologias e do crescimento populacional, o homem começou a perceber que esta matéria-prima oriunda dos recursos naturais eram esgotáveis.Desta maneira surgiram novas idéias com relação a sustentabilidade dos ecossistemas, as quais foram colocadas em prática através dos chamados projetos de desenvolvimento sustentável. Assim, um novo perfilsobre as atividades extrativistas no mundo começou a ser feito e as ações do homem sofreram profundas alterações, assim o que antes tinha apenas uma idéia passou à prática e ficou visível.-------------------------------------------------

BRASIL
Como o interesse é transmitir a experiência das reservas extrativistas do Brasil, vamos entender o extrativismo como a utilização sustentável.
O...
tracking img