EXTRACÇÃO E VISUALIZAÇÃO DE MOLÉCULAS DE DNA A PARTIR DE CÉLULAS DE BANANA

1135 palavras 5 páginas
Extracção e visualização de moléculas de DNA a partir de células de banana

Introdução:

Como é óbvio, não existem no mundo duas pessoas iguais. No entanto, ao longo de uma família podemos verificar traços que se mantêm e semelhanças por vezes bastante óbvias, ao que se dá o nome de Hereditariedade. Estas semelhanças e diferenças devem-se ao programa genético que cada indivíduo herda dos seus antepassados, mas que não se repete. O programa genético está presente no ácido desoxirribonucleico (ADN ou DNA na terminologia inglesa), a molécula que coordena toda a actividade celular. A molécula de DNA, que hoje se sabe ser a portadora da informação genética, e por isso a chave para tudo o que à vida diz respeito, foi inicialmente ignorada pelos biólogos durante quase um século, por ser tão simples. Considerava-se que as proteínas nucleares realizavam a função que ao DNA diz respeito e por isso só na década de 40 do século XX, na sequência de trabalhos realizados com bactérias e vírus, o ácido desoxirribonucleico foi considerado material genético, apesar de ter sido isolado em finais do século XIX pelo bioquímico alemão Miescher. As moléculas de DNA são invariáveis do ponto de vista químico, independentemente do tipo celular ou de ser vivo. Variam apenas, de um tipo celular para outro, no número e no tamanho das moléculas e na quantidade de informação que contêm. Relativamente às diferenças de material genético entre procariontes e eucariontes, temos não só diferentes quantidades de DNA, como diferente organização e localização.

Nos procariontes o DNA distribui-se livremente no citoplasma como nucleoides, uma molécula circular, não tendo geralmente outros constituintes associados.
Nos eucariontes existe um núcleo definido onde se encontra confinada a quase totalidade do material genético. Este compartimento possui duas membranas porosas, designadas interna e externa, que constituem o invólucro nuclear. Possuem inúmeros poros nucleares que permitem

Relacionados

  • Segurança de Autoridade
    25686 palavras | 103 páginas
  • pesquisas gravidez
    17898 palavras | 72 páginas
  • Pauta aduaneira
    141372 palavras | 566 páginas