Extracao de pigmentos fisiologia relat rio para sexta

1089 palavras 5 páginas
EXTRAÇÃO E SEPARAÇÃO DE PIGMENTOS
FOTOSSINTETIZANTES

Disciplina: Fisiologia Vegetal
Professora:
Acadêmicas: Mayara Graeff, Rafaela Martins

INTRODUCÃO
A identificação dos pigmentos vegetais presentes nas diferentes espécies de plantas, é um fator de extrema importância para o bom entendimento da fisiologia vegetal. É através deles que a energia luminosa pode ser absorvida ou refletida (RAVEN et. al,2007).
STREIT et. al,(2005),afirma que as clorofilas, assim como os carotenoides, estão abrigadas nos cloroplastos das células foliares ou de outros órgãos vegetais fotossintetizantes ,assim como também diz TAIZ et.al,(2004), “Todos os pigmentos ativos no processo de fotossíntese são encontrados nos cloroplastos.As clorofilas são os pigmentos típicos dos organismos fotossintéticos,mas todos os organismos possuem uma mistura de mais de um tipo de pigmento,cada um desempenhando uma função específica.As clorofilas a e b são abundantes nas plantas verdes.
Os carotenóides são encontrados em todos os organismos fotossintéticos. Os carotenóides constituem integralmente as membranas dos tilacóides e estão em geral, intimamente associados aos pigmentos protéicos das antenas e dos centros de reação. A luz absorvida pelos carotenóides é transferida a clorofila para o processo de fotossíntese”.
A análise destes componentes pode ser feita de diversas maneiras, uma delas é através da cromatografia. Segundo SANTOS (2006), a cromatografia em papel é uma técnica simples e fácil de ser executada, permite o uso de amostras coloridas, em quantidades pequenas. Foi descoberta em 1906 pelo botânico italiano Mikahail Tswett, ela funciona, pois as moléculas apresentam polaridade, isto é uma propriedade de atração. Nesta técnica, o papel é colocado em contato com a solução solvente, que se move por ele através da ação da capilaridade.
O tetracloreto de carbono usado no experimento realizado atuou como solvente para os pigmentos vegetais,

Relacionados

  • Embrio Moore
    246045 palavras | 985 páginas
  • estudante
    443083 palavras | 1773 páginas
  • Bizús de enfermagem
    145457 palavras | 582 páginas