EXTRA O DA BORRACHA NA AMAZ NIA

1921 palavras 8 páginas
EXTRAÇÃO DA BORRACHA NA AMAZÔNIA (1870-1912)

A) A ESTRUTURA ECONÔMICA DA EXTRAÇÃO DO LÁTEX

O “Ciclo da Borracha” corresponde ao período da história brasileira em que a extração e comercialização de látex para produção da borracha foram atividades basilares da economia. De fato, ocorreram na região central da floresta amazônica, entre os anos de 1879 e 1912, pois, a Amazônia possuía a maior reserva natural e as melhores seringueiras, árvore de onde é extraída a borracha.
A exportação da borracha representou o mais importante ciclo econômico da Amazônia. A seringueira (hevea brasiliensis) encontra na Amazônia o alto grau de sua concentração natural. Os nativos da região utilizavam o látex extraído dessa árvore na fabricação de diversos artigos de uso próprio, fato que foi observado por naturalistas estrangeiros em suas viagens exploratórias pela floresta tropical, daí levarem amostras para análise e estudos, o que resultou em sua transformação em uma das mais importantes matérias-primas industriais.
A utilização da borracha foi desenvolvida em função das diversas descobertas científicas promovidas durante o século XIX. Inicialmente, o látex era comumente utilizado na fabricação de borrachas de apagar, seringas e galochas. Anos mais tarde, os estudos desenvolvidos pelo cientista Charles Goodyear desenvolveu o processo de vulcanização através do qual a resistência e a elasticidade da borracha foram sensivelmente aprimoradas.
Esse processo permitiu a ampliação dos usos do material para produção de correias, mangueiras, pneus e sapatos. Com a indústria automobilística em plena expansão, aumentou ainda mais a demanda da borracha, uma vez que era a matéria-prima usada para a fabricação de pneus. Uma das maiores produtoras de látex é a região amazônica, que aproveitou a extensão dos usos do material para transformar-se no maior polo de extração e exportação de látex do mundo. Entre 1879 e 1912, o Brasil é responsável pela exportação de mais de 30 mil toneladas de

Relacionados