Extração de testemunhos de concreto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3363 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo Laboratorial sobre o Efeito do Broqueamento em Corpos de Prova Testemunhos


Paulo de Araújo Regis (1); Hannah Lerissa Hydaradaya Moura Santos de Farias (2);

Bernard Genevois. Bulhões(1), Ézio da Rocha Araújo (1), Arnaldo Manoel Pereira Carneiro (1)

(1) Professor Adjunto, Departamento de Engenharia de Civil.
Universidade de Federal de Pernambuco
email: pregis@ufpe.br,ezio@ufpe.br, ampc@ufpe.br
(2) Mestranda em Estruturas, Universidade Federal de Pernambuco.
email: lerissa@ufpe.br


Rua Acadêmico Hélio Ramos, s/n – Departamento de Engenharia Civil/UFPE
Cidade Universitária – Recife – PE – CEP-50740-540

Palavras Chaves: Testemunho, broqueamento, extração


Resumo

Corpos-de-prova testemunho são comumente utilizados para seestimar a resistência do concreto de estruturas já executadas sejam elas antigas, das quais não se têm informações do concreto da estrutura, ou de obras novas quando não se executa um controle de qualidade adequado e se tem dúvida quanto à qualidade do concreto executado.
Diversos fatores interferem na resistência obtida através dos testemunhos. Podemos citar, por exemplo: dimensões dotestemunho, diâmetro do testemunho, relação altura/diâmetro, condição de umidade, presença de armadura, direção da extração em relação a concretagem do elemento estrutural, efeito do broqueamento, etc.
Este trabalho faz parte de uma linha de pesquisa que investiga os parâmetros que interferem na resistência dos corpos-de-prova testemunho. Os resultados apresentados neste trabalho dizem respeito ao efeitodo broqueamento que é o dano causado ao testemunho no processo de extração. Foram confeccionados blocos de onde se extraiu os testemunhos. Também, foram moldados corpos-de-prova cilíndricos com dimensões de 15x30cm e 10x20cm para servirem de referência. A relação altura/diâmetro foi dois e as amostras foram extraídas paralela e normalmente à direção da concretagem dos blocos. Cada amostra foicomposta por 30 testemunhos. A análise dos resultados foi feita seguindo-se as recomendações estatísticas prescritas na ASTM E 122 e ASTM E 178 recomendadas pelo ACI 214.4R-2003. São apresentados os resultados de resistências de todos os corpos-de-prova de referência e todos os testemunhos com os parâmetros estatísticos. A partir dos dados obtidos observou-se que o fator de correção de 1,06 para oefeito de broqueamento preconizado pelo ACI é um valor adequado.







Introdução


A análise de testemunhos busca a obtenção da resistência efetiva, no entanto, o que se consegue é apenas uma estimativa desta resistência já que os resultados obtidos com estas amostras extraídas podem ser afetados por diversos fatores, tais como dimensões do testemunho, condição de umidade, presença dearmadura, direção da extração em relação a concretagem do elemento estrutural e etc..

[pic]


Figura 1- Testemunho com as partículas do agregado cortadas e expostas(1) e corpo de prova padronizado sem agregados expostos(2).


Existem diversas normas que recomendam para obtenção da resistência efetiva a análise de testemunhos prescrevendo para obtenção de resultados confiáveis cuidados naextração, na escolha dos lotes a serem examinados, indicando fatores de correção para relação altura/diâmetro quando esta razão for menor que dois, para a condição de umidade no instante da ruptura, para a presença de barras de aço e etc. Porém, apenas o ACI 214.4R-2003 indica um fator de correção de 1.06 para o efeito devido ao broqueamento, o qual causa microfissuras, ondulações ao longo dasuperfície do testemunho e corte das partículas do agregado. Segundo Gustchow e Dal Molin (UFRGS), os agregados cortados pela extratora tendem a ser expelido durante o ensaio à compressão devido à inexistência da camada externa de argamassa o que diminui a resistência do testemunho. O ACI baseado no fator de correção de 1.06 indicado por Bartlett e MacGregor (1995) prescreve que a resistência à...
tracking img