Extração da cafeína a partir do chá preto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE DOURADOS
QUÍMICA LICENCIATURA








RELATÓRIO DE QUÍMICA ORGÂNICA EXPERIMENTAL
Extração da Cafeína a partir do CháPreto






Equipe:

Fabio Bento Garcia RGM: 17667
Sérgio Mateus Tinoco RGM: 19337
Vinicius O. Araujo RGM: 23872Professora:
Carlos Eduardo

Dourados – MS

2012.

1. Introdução


A cafeína está tão presente em nosso cotidiano que a primeira refeição diária foi denominado café da manhã, acafeína pode ser encontrada nos mais diversos produtos como, por exemplo, bebidas de uso comum como chás, café e refrigerantes também é encontrada em vários produtos alimentícios, farmacêuticos e cosméticos.Dentre os efeitos fisiológicos da cafeína no organismo humano. É possível detectar a cafeína em todo o corpo humano por volta de cinco minutos após o consumo, atinge a concentração máxima devinte a trinta minutos. É metabolizada no fígado possui uma meia vida de aproximadamente três a seis horas. O consumo de produtos que possuam a cafeína podem aumentar o metabolismo, a concentração e aenergia, por um certo tempo. (Moreira, Filho, Fusconi, Jacobucci, 2011)
Seu nome usual é: cafeína, mas o nome regulamentado pela IUPAC ( União Internacional de Química Pura e Aplicada)1,3,7-trimetilxantina.
O consumo frequnente de cafeína pode levar à dependência química, elevando a concentração de dopamina no sangue, suspeita-se que o aumento dos níveis de dopamina seja o fatorque leve ao vício da cafeína. Alguns problemas com o uso excessivo de cafeína só aprecem a longo prazo, o mais importante é o efeito que a cafeína tem sobre osono. A recepção de adenosina essencialpara uma boa noite de sono, principalmente para o sono profundo. Levando em conta o tempo de meia-vida da cafeína no organismo que é de aproximadamente 6 horas, se uma pessoa consumir um xícara...
tracking img