Externalidades e custos sociais: um novo desafio para a região agreste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3481 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Titulo: Externalidades e Custos Sociais: Um novo Desafio para a Região Agreste
Aline Joseli de Souza¹ Arquimedes Carneiro Souza²
Área de Pesquisa: Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente
RESUMO
Este artigo procura abordar a produção do jeans; as externalidades causadas pelos seusprodutores, destacando aquelas de forma positiva e negativa, e os seus custos sociais. Uma abordagem que tem como foco o pólo de confecção do Agreste; analisa tais externalidades sobre a ótica microeconômica, e, apresentam, conseqüentemente, o crescimento desordenado das cidades pólos, a degradação do meio ambiente, os problemas sociais e estéticos, ao mesmo tempo em que essa atividade trouxecaracterísticas que possuem grande relevância na economia regional, nacional a internacional, apresentando assim, um forte gerador de emprego.
Palavras- chaves: Externalidades, confecção do Jeans, região do Agreste.
ABSTRACT
This article seeks to address the production of jeans, the externalities caused by their producers, especially those of positively and negatively, and their social costs. Anapproach that focuses on clothing manufacture the Wasteland; analyzes such externalities on the microeconomic perspective, and have, consequently, the overcrowded cities poles, environmental degradation, social and aesthetic issues, while that this activity has brought features that have great relevance in the regional economy, national and international, thus presenting a strong generator ofemployment.
Keywords: Externalities, making the jeans, the Agreste region.

1. Graduando em Economia, Universidade Federal de Pernambuco- CAA, ajsouza-ajsouza@hotmail.com
2. Graduando em economia, Universidade Federal de Pernambuco- CAA, arquimedescs@hotmail.com

INTRODUÇÃO
A produção de confecção do Agreste é um importante setor para região no que diz respeito ao fator emprego e renda, além deabranger outros segmentos de negócios, tais como tinturarias, bordados e lavagem do Jeans. A produção contempla também indústrias da cadeia produtiva de confecções (linhas, zíperes, botões, etiquetas). Por estas e outras razões tornou-se destaque nacional e internacionalmente falando. A característica desse processo se dá na forma de concentração de pequenas empresas similares. Em sua cadeiaprodutiva temos desde o corte, confecção, o processo de lavagem até o processo do acabamento onde é encerrado com o empacotamento em embalagens individuais, seguindo então para o mercado; através das feiras livres ou lojas (vendas em atacado e varejo). Todo esse processo requer uma grande demanda por mão - de- obra, que apesar de muitas empresas desse segmento ter investido pesado em inovação,produção e exportação, já que a procura por essa peça de roupa está aumentando cada vez mais, com clientes de vários tipos e gostos, na maioria dispensa qualificação. “Segundo Fredi Maia, diretor administrativo do Sindicato da Indústria do Vestuário de Pernambuco (Sindvest), o pólo funciona como uma cadeia produtiva, em que empresas de diversos ramos, como botões, linhas e lavanderias.”
Na regiãoNordeste, o setor de confecções é responsável por aproximadamente 14,9% do emprego formal no ano de 2005. E considerando os estados do Nordeste, tem-se que Pernambuco é responsável por 16,78% do emprego formal de confecções, ocupando a segunda posição na região, atrás apenas do Ceará. Como representantes temos as cidades de Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama que juntas são consideradas umpólo de confecções do estado, o qual é formado principalmente de micro, pequenas e médias empresas, e corresponde a 58,44% do emprego formal de confecções no Estado¹. Atualmente outras cidades vêm entrando no ramo como: Surubim, Taquaritinga do Norte, Vertentes, na categoria de microempresas. “De acordo Fredi Maia a denominação Pólo de confecções surgiu em 2002, quando foi elaborado um projeto...
tracking img