EXTERNALIDADE E SEUS IMPACTOS- Influencia da externalidade positiva e negativa nos agentes econômicos







EXTERNALIDADE E SEUS IMPACTOS

Influencia da externalidade positiva e negativa nos agentes econômicos





CAMARGO, Juliana
Graduanda em Administração – UNA / Aimorés
SPYER,Flávia
Graduanda em Administração – UNA / Aimorés































RESUMO

Este artigo tem como objetivo principal explicar a externalidade como uma falhamercadológica, bem como identificar possíveis soluções para evitar as consequências negativas dessa falha. Para tanto, abordará as causas da externalidade positiva e negativa. Também é exposto o quea multinacional do ramo de mineração,Vale, faz para diminuir o impacto da externalidade e o que ela faz para gerar a externalidade negativa.


Palavras-chave: Externalidade, Vale, Impactos daexternalidade, falhas de mercado.



1 Introdução


Quando um agente econômico afeta o bem estar ou lucro para outro agente econômico, e não é “recompensado” é considerado externalidade. Aexternalidade induz mudanças do funcionamento do mercado. Existe a externalidade negativa e positiva.A externalidade é considerada negativa quando gera custos e efeitos adversos e danosos para os demaisagentes.


Exemplos de externalidades no consumo:

Externalidade positiva no consumo – Considerem-se dois vizinhos e que um deles decide construir um jardim. Se ambos apreciarem o jardim entãoaquele que o construiu usufrui do jardim como uma externalidade positiva.

Externalidade negativa no consumo – Num recinto fechado certas pessoas fumam e outras não. Os que não fumam são obrigados arespirar fumo, tendo uma externalidade negativa.

Exemplos de externalidades na produção:

Externalidades positivas na produção – Numa rua com uma livraria instalou-se uma loja de discos. Cada umadelas ao atrair a sua clientela tende a aumentar a clientela da outra devido à sua proximidade gerando uma externalidade recíproca.

Externalidade negativa na produção – Empresa que para produzir...