EXTERNALIDADE E SEUS IMPACTOS- Influencia da externalidade positiva e negativa nos agentes econômicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 11 (2681 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 26 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto






EXTERNALIDADE E SEUS IMPACTOS

Influencia da externalidade positiva e negativa nos agentes econômicos





CAMARGO, Juliana
Graduanda em Administração – UNA / Aimorés
SPYER, Flávia
Graduanda em Administração – UNA / Aimorés































RESUMO

Este artigo tem como objetivo principal explicar a externalidade como umafalha mercadológica, bem como identificar possíveis soluções para evitar as consequências negativas dessa falha. Para tanto, abordará as causas da externalidade positiva e negativa. Também é exposto o que a multinacional do ramo de mineração,Vale, faz para diminuir o impacto da externalidade e o que ela faz para gerar a externalidade negativa.


Palavras-chave: Externalidade, Vale, Impactos daexternalidade, falhas de mercado.



1 Introdução


Quando um agente econômico afeta o bem estar ou lucro para outro agente econômico, e não é “recompensado” é considerado externalidade. A externalidade induz mudanças do funcionamento do mercado. Existe a externalidade negativa e positiva.A externalidade é considerada negativa quando gera custos e efeitos adversos e danosos para os demaisagentes.


Exemplos de externalidades no consumo:

Externalidade positiva no consumo – Considerem-se dois vizinhos e que um deles decide construir um jardim. Se ambos apreciarem o jardim então aquele que o construiu usufrui do jardim como uma externalidade positiva.

Externalidade negativa no consumo – Num recinto fechado certas pessoas fumam e outras não. Os que não fumam são obrigados arespirar fumo, tendo uma externalidade negativa.

Exemplos de externalidades na produção:

Externalidades positivas na produção – Numa rua com uma livraria instalou-se uma loja de discos. Cada uma delas ao atrair a sua clientela tende a aumentar a clientela da outra devido à sua proximidade gerando uma externalidade recíproca.

Externalidade negativa na produção – Empresa que para produziremite poluição para a atmosfera, afetando a qualidade do ar.

Um modelo simples de externalidade na produção :

Considere-se um produtor de aço, que no processo de produção gera poluição
(poluição do ar e ruído). O produtor vende unidades de aço e recebe rendimento em
contrapartida. No gráfico abaixo a linha R representa o rendimento líquido incremental (lucro marginal) que o produtorganha pela venda de unidades adicionais de aço. Um produtor que maximiza o lucro produzirá até ao ponto em que não existam lucros adicionais, isto é, output q1, com R=0.

Figura 1














Como os vizinhos sofrem da poluição tentarão oferecer ao produtor uma compensação para o induzir a reduzir a produção. A compensaçãoé o pagamento máximo que os vizinhos podem pagar sem reduzirem o seu bem-estar. Trata-se de uma medida da variação compensadora. Na situação inicial a produção é q1. Admita-se que se estabelece negociação entre os dois agentes. Os vizinhos oferecem uma compensação q*12q1 para o produtor reduzir a produção para q*. Nesta situação o produtor ganha o triângulo 12q . Se os vizinhos oferecem apenas q oprodutor ganhava *1q1 12q .Conclui-se que existe espaço para a negociação entre as partes interessadas em induzir à internalização da externalidade. Mas devem ser os poluídos a compensar o poluidor. A existência das externalidades significa que o mercado não maximiza o bem estar. A negociação entre as partes internaliza as externalidades e satisfaz o critério de Pareto.
Um mesmo agenteeconômico pode ocasionar as duas externalidades. Uma fábrica pode poluir um rio e ao mesmo tempo gerar empregos. Assim, a poluição é uma externalidade negativa porque causa danos ao meio ambiente e a criação de empregos é uma externalidade positiva por aumentar o bem estar e diminuir a criminalidade. O governo deverá agir no sentido de inibir atividades que causem externalidades negativas e incentivar...
tracking img