Extensão aos Portos de Faro e Portimão da JUP II de Sines

476 palavras 2 páginas
Extensão aos Portos de Faro e Portimão da JUP II de Sines

Com a incorporação da gestão dos Portos de Faro e Portimão na esfera de competências da Administração do Porto de Sines, S.A. (APS), desde 30 de Março, era expectável que se viesse a registar algumas mudanças no funcionamento e na exploração destas infraestruturas.

Efetivamente, a harmonização e a uniformização de procedimentos e de fluxos de informação, serão aquelas que, a curto prazo, irão manifestar de forma mais visível e imediata o impacto desta nova realidade.

A AGEPOR tem vindo desde o início a acompanhar e a colaborar, quando necessário, nesta nova etapa, não só através de reuniões, mas também nas sessões de esclarecimento e formação que recentemente se realizaram e que contaram com a participação de alguns Associados que desenvolvem, ou que irão desenvolver, atividade nestes Portos.

A primeira sessão de apresentação do Projeto de Extensão aos Portos do Algarve da Janela Única Portuária (JUP II), atualmente em funcionamento em Sines, teve lugar no dia 22 de Outubro, no Auditório da APS. Nessa sessão a APS teve a oportunidade de avançar com as primeiras grandes linhas que irão nortear a gestão e a atividade nos três Portos.

Além da plataforma electrónica que irá suportar o fluxo de transmissão da informação nos três Portos vir a ser comum, alicerçada na JUP II que vigora em Sines, também ao nível da facturação, VTS Portuário, Help Desk, entre outros serviços, ficou demonstrado o grande enfoque que a APS está a desenvolver ao nível da uniformização, harmonização e centralização de procedimentos e de gestão, sempre com a preocupação de salvaguardar e de levar em conta as especificidades de cada porto.

Também foi referido que já está igualmente previsto estender aos Portos de Faro e Portimão o Sistema de Cartão Único Portuário (C.U.P.), atualmente em vigor no porto de Sines, e o sistema de comunicações rádio, UHF e VHF, que será interligado com o VTS de Sines.

Um outro ponto muito

Relacionados