Exsicata boldo jardim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1099 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Herborização
EXSICATA
Controle de qualidade
Boldo Jardim

Nome vulgar: Boldo
Nome científico: Plectranthus barbatus Andrews
Sinonímia vulgar: Falso boldo, boldo brasileiro Alumã, boldo, boldo-chileno, boldo de jardim, boldo do Brasil, boldo do Chile, boldo-falso, boldo-nacional, boldo-silvestre, erva-cidreira, falso-boldo, hortelã-gorda, hortelã-graúda, hortelã-homem,malva-amarga, malva-santa, sete dores, sete sangrias, tapete de oxalá.
Sinonímia cientifica: Coleus barbatus (Andrews) Benth
Família: Labiatae (Lamiaceae).
Parte utilizada (Farmacógeno): Folhas

Origem: O boldo comum no Brasil é um arbusto de origem africana, para o trabalho especifico foi colhida em Guarulhos na Rua José Nilson Ferrent nº 66 no Jardim Santa Lidia.
Analise Microscópica

Aanálise microscópica dos produtos a base de boldo jardim é observadas pêlos epidérmicos na face adaxial e as glândulas oleíferas de grande volume e forma de
globo,é uma planta herbácea perene que apresenta folhas pilosas, isto é, coberta de pequenos pêlos que dão um aspecto aveludado. As flores pequenas nascem em espigas, na ponta dos ramos, em tons que vão do azul ao violeta. O boldo comum no Brasilé um arbusto de origem africana, que atinge de 1 a 2 metros de altura e produz flores azuladas. As folhas do boldo são intensamente aromáticas e de sabor picante. Desprendem um perfume semelhante ao da hortelã e da melissa. Tem formato oval e são cobertas de pêlos salientes, desagradáveis ao tato. As partes utilizadas são as folhas para fazer chá.

Análise Macroscópica

Planta herbácea ousubarbustiva, aromática, perene, erecta quando jovem e decumbente após 1-2 anos, pouco ramificada, de até 1,5 de altura. Folhas opostas, simples, ovalada de bordos denteadas, pilosas, medindo 5 a 8 cm de comprimento e de sabor muito amargo, flexíveis mesmo quando secas, sendo suculentas quando frescas. Produz flores azuis, dispostas em inflorescências racemosas apicais.

Fitoquímica

Óleoessencial rico em guaieno e fenchona além de tripernoides e esteroides contém ainda forkolina, barbatusol, colenol, barbatol, barbatusina, ciclo butatusina, cariocal. As folhas frescas contém 0,1% de óleo essencial e folhas secas ao ar 0,3%(96).

Farmacologia

Estudos farmacológicos feitos com seu extrato mostraram que possui ação hipossecretora gástrica, reduzindo não só o volume de suco gástrico,como a sua acidez. Pode ser usada, portanto, no tratamento para controle da gastrite, na dispepsia, azia, mal-estar gástrico (estômago embrulhado), ressaca, e como amargo estimulante da digestão e do apetite.

Usos:

Forma de uso / dosagem indicada: Usa-se o chá ou extrato aquoso feito de preferência com a folha fresca. O chá é do tipo abafado (infuso), feito com 3 a 4 folhas com água fervente,em quantidade bastante para uma xícara (de chá). Toma-se 1 a 3 xícaras do chá, adoçado ou não, opcionalmente. Efeitos colaterais
Pode produzir irritação da mucosa do estômago, se usado em doses elevadas.

Toxicologia:

A toxicidade de uma substância é capacidade que esta tem em causar algum desequilíbrio ao organismo com o qual entra em contato. A importância de avaliar tal propriedade resideno fato de que toda e qualquer substância química pode vir a ser tóxica, dependendo de vários fatores relacionados à exposição.
O uso de doses elevadas pode provocar irritação da mucosa do estômago. Grandes doses ou uso prolongado causam irritação gastrointestinal e elevação da pressão arterial.

Curiosidade

O boldo de Jardim é facilmente confundido com os diversos tipos de boldos,incluindo o boldo do Chile (Peumus boldus). Porem o boldo chileno é de difícil cultivo no Brasil, sendo muito comum que sejam confundidos com o Boldo de Jardim, as poucas espécies e remédios derivados do boldo do Chile são em sua maioria importados.

Formas Farmacêuticas

* Solução oral. Frasco de vidro âmbar contendo 30 ml.
* Solução oral. Flaconete contendo 10 ml.
* Cápsula gelatinosa...
tracking img