EXPRESSOES_SOCIO-CULTURAIS_DA_CRISE_CAPITALISTA[1]

6500 palavras 26 páginas
1
EXPRESSÕES SÓCIO-CULTURAIS DA CRISE CAPITALISTA NA
ATUALIDADE

Ivo Tonet

Introdução
Toda forma de sociabilidade que entra em crise profunda tende a agravar enormemente os sofrimentos da humanidade. E até mesmo aqueles que se beneficiam de um sistema social em crise não deixam de ser atingidos por problemas de toda ordem. É o que, a nosso ver, está acontecendo no presente momento. A humanidade está atravessando uma crise sem precedentes, que atinge todas as dimensões da vida. O que caracteriza essa crise e como ela se manifesta em várias dessas dimensões é o que procuraremos ver, embora de modo muito sucinto, ao longo desse texto.
Caracterizando a crise
Sabemos que é da natureza do capitalismo sofrer crises periódicas. Essas, a nosso ver, têm sua raiz nos problemas oriundos do processo de acumulação do capital.
Gostaríamos de sublinhar isso enfaticamente para deixar claro que a matriz geradora da crise é sempre material e não espiritual. E, com isso, para opor-nos firmemente à idéia, muito difundida, de que o mundo está em crise por causa da perda dos “verdadeiros” valores tradicionais.
Não se trata de nenhum economicismo, ou seja, de afirmar que a causa direta e imediata de todos os problemas atuais da humanidade está na economia. Trata-se apenas de deixar claro que a raiz mais profunda da crise que o mundo vive hoje está nas relações que os homens estabelecem entre si na produção da riqueza material.
Assegurado isso, também deve ser deixado bem claro que há uma relação de determinação recíproca entre essa raiz e as outras dimensões da realidade social. Do mesmo modo, também há uma influência recíproca entre todas as dimensões que compõem a totalidade social.
Contudo, a crise atual parece ter algo muito diferente das anteriores. Em primeiro lugar, porque se trata de uma crise global e não apenas de determinado local ou de algum setor específico. Em segundo lugar, porque, dada a completa mundialização do capital, este não tem mais

Relacionados